Unicamp bate recorde de inscritos no vestibular indígena

A prova será aplicada no dia 11 de abril

por Ruan Reis qua, 17/02/2021 - 11:31
Antonio Scarpinetti/Unicamp . Antonio Scarpinetti/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou número recorde de inscritos no vestibular indígena em 2021. Nesta edição, foram contabilizados 1.697 inscritos, 22 estudantes a mais em comparação com a edição passada, que obteve 1.675 vestibulandos, e vão disputar 88 vagas na instituição.

De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a cidade com maior número de inscritos no vestibular é São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 717 candidatos, que obteve um aumento de 40% em relação ao ano passado, quando registrou 513 inscritos. Tabatinga, também no Amazonas, é a segunda cidade com maior procura pelo vestibular, com 636 inscritos.

Nesta edição do vestibular, foram inseridos dois novos cursos: ciência da computação e engenharia de computação. Os cursos de ciências biológicas, enfermagem e farmácia não abriram vagas para o ingresso em 2021. Em relação à demanda, os mais procurados foram: nutrição (178), engenharia da computação (137), administração (125), pedagogia (112), educação física (79), administração pública (79), engenharia elétrica (60), ciência da computação (58), entre outros. Veja a lista completa.

A prova será aplicada no dia 11 de abril nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). No dia, os vestibulandos responderão a questões de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, matemática e Ciências Humanas, além de uma redação.

Vale ressaltar que os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.

“Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular”, detalhou a Comvest.

Ao serem aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida. O ingresso dos aprovados será em agosto de 2021. Confira mais detalhes através do edital do vestibular disponível no site da Comvest.

COMENTÁRIOS dos leitores