Matemática: por onde começar a estudar para o Enem 2021?

Professores dão dicas de assuntos que devem ser priorizados na largada dos estudos

por Rachel Andrade sex, 12/03/2021 - 10:55
Pixabay Entender o básico da disciplina é essencial para se aprofundar nos estudos Pixabay

Durante todo o percurso escolar, uma das disciplinas mais importantes é a matemática. Os anos de formação são também importantes para preparar os alunos para concursos e provas, e é no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que uma parte dos jovens estudantes têm seus conhecimentos testados. Por saber que essa é uma das disciplinas mais temidas pela maioria dos alunos, o LeiaJá, em parceria com o projeto multimídia Vai Cair No Enem, separou algumas dicas com professores da área para informar como melhor organizar os estudos para a prova de Matemática e suas Tecnologias.

A professora Camila Diles conta que os candidatos devem começar pela matemática básica. “Aquela matemática que a gente aprende até o 7º, 8º ano do ensino fundamental II, porque com esse conhecimento base, a gente consegue aplicar os conhecimentos mais profundos”. Ela ainda observa que "o que faz as pessoas não acertarem outros tipos de questões é não entender o conceito básico. Por exemplo, números naturais, teoria dos conjuntos, soma, subtração, divisão, multiplicação, potência, radicação, que são as raízes”.

O professor Patrick Queiroz, que já deu aulas de matemática nas redes pública e privada de ensino, também comenta sobre como tomar um norte nos estudos. “Para começar, compreensão e interpretação dos vários tipos de gráficos, simetria, geometria espacial (com foco na visualização espacial), áreas de figuras planas, proporcionalidade, porcentagem/fração e raciocínio lógico", recomenda.

Tendo em vista por onde iniciar os estudos, fica mais fácil continuar se aprofundando nos assuntos. Queiroz lista alguns dos tópicos que mais caem na prova: interpretação/compreensão de gráficos, proporcionalidade, porcentagem/fração, geometria espacial e plana. Diles complementa a relação citando também teoria das funções: “saber o que é função do primeiro grau, do segundo grau, função quadrática, gráfico de uma função”.

A professora também dá algumas dicas para internalizar os conteúdos no período de preparação. “Ter um livro [didático] do ensino médio, porque basicamente o assunto do Enem vem desses três últimos anos”, recomenda. Ela menciona a busca e pesquisa por explicações, e, acima de tudo, “nunca deixar passar um tema que você não sabe. Se você pega uma questão e não consegue resolver, tudo bem. É normal. Então, você precisa voltar naquele tema, tentar buscar, entender, pedir ajuda para algum professor ou pra alguém que possa explicar como funciona, e fazer outras questões, para que você pegue a prática”, finaliza.

Queiroz complementa a indicação de estudar pelas provas de edições anteriores, que podem ser encontradas no portal do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), responsável pela elaboração e aplicação das provas do Enem. A Matriz de referência das provas estão disponíveis neste link.

COMENTÁRIOS dos leitores