Mesma escola: aumenta permanência de professores

O Indicador de Regularidade do Docente (IRD) registrou crescimento em todas as faixas de avaliação, nas redes pública e privada

por Rachel Andrade seg, 15/03/2021 - 16:40
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Professores estão passando mais tempo nas escolas Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Censo Escolar 2020, o Indicador de Regularidade do Docente (IRD) que avalia a permanência dos professores nas escolas nos últimos cinco anos, aponta que os docentes têm permanecido como professores da mesma escola por mais tempo. O percentual de escolas na faixa média-alta do indicador passou de 42,6% em 2019 para 45,8% em 2020, um aumento de 3,2 pontos percentuais (p.p).

Também foi possível observar um aumento para a faixa alta do indicador, passando de 10,1% em 2019 para 13,1% em 2020, uma elevação de 3,0 p.p. Quanto mais tempo o professor permanece no quadro funcional de uma instituição, melhor ele conhece a escola e mais contribui na relação com os alunos e com a comunidade atendida.

O percentual de escolas privadas na faixa alta do indicador é o maior em comparação com as outras redes. O Censo 2020 mostra que a regularidade dos docentes nas escolas privadas tem sido cada vez maior, o que elevou o percentual de escolas na faixa alta do IRD de 16,0%, em 2019, para 20,4% em 2020., um crescimento de 4,4 p.p.

Já o percentual de escolas da rede pública na faixa alta do IRD cresceu 2,7 p.p., passando de 8,6% para 11,3%. De qualquer forma, o maior percentual tanto de escolas privadas quanto das públicas está localizado na faixa médio-alta do indicador, onde nas escolas privadas, em 2020, foi de 49,3% e 44,9% nas públicas. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 29 de janeiro, e fazem parte da primeira etapa do Censo Escolar 2020. Como a autarquia alterou a data de referência do Censo Escolar 2020, de maio para março, devido à pandemia do novo coronavírus, os resultados da pesquisa retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, seu impacto na educação.

O período de preenchimento das informações referentes à segunda etapa (Situação do Aluno), está aberto no sistema Educacenso até o dia 7 de abril. A divulgação dos resultados finais está prevista para junho de 2021.

Com informações do Inep

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