Novos alunos: Colégio de Aplicação adota sorteio público

Decisão se deu devido à pandemia da Covid-19

por Nathan Santos seg, 15/03/2021 - 18:02
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Sede do Colégio de Aplicação na UFPE, no Recife Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), que a seleção de alunos para o seu Colégio de Aplicação (CAp) passará por uma mudança no ingresso do ano letivo de 2021. De acordo com a instituição de ensino, o processo seletivo será por meio de sorteio público. A decisão se deu devido ao risco de contágio da pandemia da Covid-19.

“Essa medida é válida para esse momento de recrudescimento da pandemia como forma de evitar aglomerações e preservar a segurança à saúde e à vida dos servidores, candidatos e familiares. A decisão foi tomada pelo Pleno do CAp e aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade. Serão disponibilizadas 66 vagas, sendo 56 vagas para o 6° ano do ensino fundamental e dez vagas para os demais anos/séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, informou a UFPE.

A previsão é que o edital do sorteio seja divulgado ainda nesta semana, enquanto o início das aulas está previsto para abril. A Universidade detalhou como deverá ser o processo: “O edital manterá a classificação dos candidatos em grupos distintos: um para os estudantes oriundos de escolas privadas ou que, em algum momento da vida escolar, tenham estudado em escola privada; e outro para candidatos que estudaram unicamente na rede pública. Cada grupo terá metade das vagas disponibilizadas”.

Ainda de acordo com a instituição de ensino, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é responsável pelo desenvolvimento do sorteio eletrônico. O mecanismo será utilizado com o “apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE, sob a supervisão da Comissão de Seleção /Sorteio designada pela direção do colégio, com a presença de convidados e mantidos os protocolos de segurança”. A relação com os sorteados será publicada no site do Aplicação.

Para justificar a necessidade do sorteio ante a pandemia do novo coronavírus, a UFPE descreveu a quantidade de pessoas envolvidas nas últimas seleções do Cap. São mais de 5 mil, entre docentes, técnicos, terceirizados e convidados que trabalham como fiscais e apoio, além de cerca de 2 mil concorrentes. A última edição, registrou, por exemplo, 2 mil inscritos, dos quais 1,9 mil compareceram ao processo seletivo. ““Seria um risco colocar centenas de crianças e servidores na realização de uma prova presencial. Teríamos mais de 5 mil pessoas no campus em um período que requer medidas de isolamento social. Nesse sentido, optamos pelo sorteio público como os demais colégios de aplicação do país ligados às universidades federais”, argumentou o diretor do Aplicação, professor Erinaldo Ferreira do Carmo, conforme informações da assessoria de comunicação da UFPE.

COMENTÁRIOS dos leitores