Prêmio da Samsung para escolas públicas abre inscrições

Estudantes e professores deverão desenvolver soluções para problemas locais em suas comunidades

por Nathan Santos qua, 24/03/2021 - 20:21
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Alunos de escolas públicas podem participar do prêmio Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do ‘Prêmio Respostas para o Amanhã’, iniciativa promovida pela empresa de tecnologia Samsung. Estimular estudantes e professores de escolas públicas brasileiras a identificarem alternativas para resolver problemas locais, por meio da aplicação prática da ciência e da tecnologia, é uma das propostas do evento.

Nesta edição, além do estímulo ao desenvolvimento de soluções, o prêmio promoverá workshops e mentorias virtuais para os participantes. No ano passado, o projeto vencedor foi um robô, feito com materiais recicláveis e movido à energia solar, criado por alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, no Ceará, O projeto auxiliava produtores no plantio de sementes.

Ainda no que diz respeito à edição passada, quase 1.800 pessoas participaram da competição, entre professores e alunos oriundos de mais de 300 escolas públicas. “Em 2021, o programa reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e a promoção da equidade, minimizando as desigualdades educacionais ao agir diretamente para que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social”, destacou a gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa, conforme informações da assessoria de comunicação da empresa.

Ana Cecília Chaves, coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, parceiro do prêmio, traz mais detalhes sobre a iniciativa: “A metodologia que trabalhamos no Prêmio Respostas Para o Amanhã busca não só reconhecer boas práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas brasileiras, mas também colaborar na sua melhoria, a partir da mobilização e formação de profissionais da educação. O foco das inscrições, neste momento, é receber ideias de projetos. Ao longo do processo, professores e estudantes receberão mentorias e dicas para que possam desenvolver e prototipar seus projetos, incluindo orientações para trabalho remoto”. Notebooks e smartfones são algumas das premiações para os vencedores

Os interessados podem se inscrever, por meio do site da iniciativa – que contará com atividades remotas -, até 30 de junho. No mesmo endereço eletrônico é possível obter mais detalhes a respeito da competição, assim como consultar o cronograma.

COMENTÁRIOS dos leitores