UFRPE anuncia cursos superiores em Fernando de Noronha

Ingresso nos cursos será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

por Nathan Santos qui, 01/04/2021 - 19:38
Pixabay Fernando de Noronha reúne belas praias Pixabay

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou, na noite desta quinta-feira (1º), que o Arquipélago de Fernando de Noronha ganhará dois cursos de nível superior. Tecnológico em gestão de negócios e bacharelado em administração e empreendedorismo são as formações oferecidas.

Na próxima segunda-feira (5), às 10h, a UFRPE e a Administração de Fernando de Noronha assinarão o protocolo de intenções para a viabilização dos cursos que, além de aulas semipresenciais, promoverão pesquisa e extensão. De acordo com a Universidade, o ingresso nas formações será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Os cursos podem ser feitos de maneira isolada ou complementar, ou seja, o ingressante tem opção de obter o diploma de tecnólogo em Gestão de Negócios já com dois anos de formação, e, caso deseje permanecer, conclui o bacharelado após cursar o restante da grade curricular”, detalhou a UFRPE, em release enviado à imprensa.

Segundo o professor Alexandro Machado, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE, as qualificações condizem com necessidades econômicas da Ilha. “Realizamos levantamento das necessidades, junto ao setor produtivo, estudantes, professores, e percebemos o que seria interessante do ponto de vista da graduação, da pós-graduação e da extensão”, declarou, conforme informações da UFRPE. “Também percebemos a grande procura por ações educacionais que ajudem na preparação para os cursos superiores, portanto, dentro das ações de extensão, lançaremos o Pré-Enem já em 2021”, acrescentou.

A instituição de ensino também estuda a realização de especialização e mestrado. O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, celebrou o feito. “É sempre gratificante poder chegar até as pessoas que antes precisavam se deslocar para as capitais e grandes centros urbanos em busca do sonho do diploma. Acreditamos que a educação deve ser, antes de tudo, inclusiva, e essa ação é um exemplo dessa característica fundamental”, declarou. Posteriormente, a UFRPE deverá dar detalhes sobre o número de vagas e cronograma para início das aulas.

COMENTÁRIOS dos leitores