Às vésperas do Sisu, veja como simular notas de corte
Seleção de ingresso em universidades públicas inicia inscrições nesta terça-feira (6)
Estudantes que realizaram a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever, a partir desta terça-feira (6), no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. As inscrições vão até o dia 9 de abril e o resultado será divulgado no dia 13 do mesmo mês.
Para participar da seleção, os estudantes devem utilizar as notas obtidas no Enem para concorrer a vagas em universidades públicas em todo o País. Este ano, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas mais de 200 mil oportunidades em 5,6 mil cursos de graduação distribuídos em 110 instituições de ensino.
Ter estratégias para o processo seletivo pode deixar alguns estudantes à frente de outros candidatos e, às vésperas das inscrições, vale conferir os pesos e as notas de corte da edição 2020 do Sisu, que servirão como base para a seleção deste ano. Esses dados podem ser simulados, gratuitamente, no site da plataforma educacional Beduka, que disponibiliza informações acerca dos cursos oferecidos em várias universidades brasileiras, a partir de filtros detalhados.
“Para simular a nota de corte é muito simples. Basta entrar no site e na primeira tela o estudante escolhe o curso que ele quer e a localização. Ele vai digitar, por exemplo, medicina, e digita uma cidade, em seguida clicando em pesquisar. Ele pode selecionar apenas as universidades públicas, para ter uma dimensão da nota de corte do Sisu”, explica William Valadao, CEO do Beduka.
O Beduka também disponibilizou, em parceria com o Vai Cair No Enem, um teste vocacional gratuito que pode ajudar os estudantes sobre qual carreira seguir e qual curso fazer.