Lista de espera do Sisu cultiva chance de aprovação

Candidatos não aprovados na chamada regular podem ter novas chances de ingresso no ensino superior

por Jennifer Buarque sex, 16/04/2021 - 13:00
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Candidatos devem ter feito o Enem Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa público que oferta vagas em universidades por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duas chamadas por ano, sendo uma no início de 2021 e outra no segundo semestre, o Sisu ainda possui uma lista composta por vagas remanescentes em cada curso.

Durante o período de matrícula dos aprovados na primeira lista, ocorrem desistências e até mudanças de curso, fazendo com que sempre haja vagas remanescentes. Por isso, surge uma oportunidade de ingresso na lista de espera, por meio da qual os estudantes podem ocupar vagas não preenchidas.

Quando o candidato se inscreve no Sisu é dada a opção de cursos e instituições que o estudante quer cursar. Ao selecionar suas opções, o candidato passa a concorrer com sua nota do Enem com outros participantes interessados na mesma vaga. A nota de corte vai depender das pontuações dos alunos que forem se inscrevendo ao longo do processo.

Com essa variação, sua nota pode estar acima ou abaixo da nota de corte, fazendo com que você seja aprovado ou não. Logo na primeira chamada, os candidatos que tiveram os melhores desempenhos começam a realizar suas matrículas. Nesse período, alguns costumam desistir e até mudar de curso, e assim surgem as vagas remanescentes.

Das oportunidades remanescentes, são realizadas outras chamadas. Outras razões como documentação incompleta e falta de comparecimento fazem com que surjam as vagas remanescentes. É de interesse do Ministério da Educação (MEC) que todas as vagas sejam preenchidas, uma vez que, são frutos de recursos públicos. 

Inscrição na lista de espera

Quando encerra a chamada regular e o aluno não foi aprovado, ele deve voluntariamente demonstrar interesse em ter seu nome inserido na lista. De acordo com o MEC, o procedimento deve ser feito até 23 de abril por meio do site do Sisu.

Para estar apto a concorrer às vagas, basta que o candidato tenha participado do Enem 2020 e não tenha zerado a redação. Também não pode ter sido aprovado na chamada regular.

De acordo com o professor de química Berg Figueiredo, casa instituição de ensino participante do Sisu vai gerir possíveis ingressos em suas listas de espera e seus respectivos cronogramas. Nesse sentido, os candidatos precisam ficar atentos às informações divulgadas pelas universidades e institutos federais.

E se o candidato não for aprovado na lista de espera?

O Governo Federal oferece outros dois programas nos quais o estudante poderá utilizar para ingressar no curso dos seus sonhos em universidades particulares, caso não seja aprovado na lista de espera do Sisu. As opções são o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O Prouni oferece bolsas integrais de 50% e até de 100%, enquanto o Fies conta com um leque de opções de bolsas de diferentes porcentagens. O Fies é um financiamento e ao terminar a sua graduação, você terá que pagar o que foi investido. Já no Prouni, só é necessário o reembolso em casos de bolsas de 50%.

COMENTÁRIOS dos leitores