Prouni usará melhor nota do Enem para bolsas remanescentes

Informação é do MEC, que ainda garantiu: candidatos do Enem 2020 também poderão participar do processo seletivo

por Nathan Santos seg, 19/04/2021 - 16:39
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Inscrições do Prouni começam no dia 3 de maio Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com novidades em seu processo seletivo, o edital de bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi publicado no dia 16 deste mês, no Diário Oficial da União (DOU). Entre elas, a classificação se dará pelas maiores notas dos candidatos e não por ordem de inscrição, como estava previsto antes do edital. As candidaturas estarão disponíveis do dia 3 a 4 de maio, pela internet, sem necessidade de taxa de participação.

“A partir de agora, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni considerará a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a prova de redação. O candidato será classificado, na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu, observado o limite de bolsas do Prouni disponíveis em cada período de inscrição”, explicou o MEC em seu site oficial.

O MEC reforça que a classificação se dará por ordem de melhor desempenho no Enem, sendo consideradas as edições ocorridas nos últimos dez anos. Os estudantes que participaram de mais de uma prova usarão, para efeito de classificação, a edição em que eles tenham conseguido o melhor resultado. “Com isso, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário da conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet”, destacou o Ministério da Educação.

Ainda sobre as vagas remanescentes do Prouni, outra novidade diz respeito aos candidatos que fizeram o Enem 2020. Eles poderão disputar as vagas, que são as que não foram ocupadas no processo regular, no primeiro semestre deste ano.

Para participar da seleção, todos os candidatos devem ter obtido, no mínimo, 450 pontos no conjunto de provas do Enem, bem como não podem ter zerado a redação. Os estudantes ainda precisam atentar para critérios socioeconômicos, caso queiram ocupar as bolas integrais: “o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa”.

Criado pelo Governo Federal, o Prouni destina bolsas de nível superior em universidades privadas. As oportunidades podem ser parciais, cobrindo 50% do valor das mensalidades, assim como integrais, com 100% de cobertura. Veja, a seguir, o cronograma divulgado pelo MEC:

3 e 4 de maio– Período de inscrição

7 de maio- Resultado

10 a 13 de maio– Entrega da documentação que comprove as informações declaradas na inscrição

COMENTÁRIOS dos leitores