UFPE inscreve para ingresso por reintegração

O processo seletivo, referente ao período 2020.2, também é válido para transferência interna

por Juliana Mamede seg, 03/05/2021 - 08:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Até esta segunda-feira (3), podem ser realizadas as inscrições no Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna UFPE 2020.2, por meio do Sistema Integrado de Gerenciamento Acadêmico (Siga). A seleção é destinada a ex-alunos e estudantes de graduação, com o objetivo de preencher vagas ociosas geradas por evasão. No total, são oferecidas 2.151 oportunidades, distribuídas em quatro áreas do conhecimento para os polos do Recife, Caruaru e Vitória.

A seleção, que abrange somente os cursos de graduação da modalidade presencial, é direcionada ao ex-aluno da UFPE que queira se reintegrar no mesmo curso e campus; ao estudante da instituição que deseje transferência para outro turno da mesma graduação e campus; e ao discente da universidade que tenha interesse em se transferir para outro curso da mesma área de conhecimento ou para o mesmo curso de polo diferente do qual está vinculado.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma única categoria, campus, curso e turno, tendo a possibilidade de escolher a ordem de preferência de turno em cursos em que as vagas sejam ofertadas em mais de um turno.

Serão realizados Testes de Habilidades Específicas (THE) para os cursos de dança, música e letras/libras somente para aqueles que se inscritos na categoria Transferência Interna entre cursos da mesma área de conhecimento. O cronograma está disponível no edital da seleção.

O preenchimento das vagas seguirá a ordem de prioridade a seguir: Reintegração; Transferência Interna de turno no mesmo curso e mesmo campus; Transferência Interna entre cursos da mesma área de conhecimento.

No dia 10 de maio, até às 17h, será publicada a lista de classificados. Após a aprovação na seleção, o estudante deve realizar a matrícula em componentes curriculares, por meio do Siga, exclusivamente, no período estabelecido no Calendário Acadêmico da Graduação. O estudante que não fizer a solicitação de matrícula acadêmica perderá o vínculo com a instituição de ensino.

Quem tiver dúvidas acerca do processo seletivo pode acessar o Guia do/a Candidato/a, que contém orientações básicas acerca do regulamento que conduz a seleção. O Guia aborda questões sobre o que é a seleção, quem pode participar, como se inscrever, resultado, entre outras.

Na página da Prograd estão disponíveis o edital, o Guia do/a Candidato/a e as resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) referentes ao processo seletivo.

Orientações - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os alunos interessados em realizar a reintegração devem acessar o site e inserir seus dados pessoais. O endereço é público, por isso não é necessário estar logado no sistema para que a inscrição seja realizada.

Já para aqueles que desejam realizar a transferência interna e mudança de turno, é preciso logar no Siga, navegar até a funcionalidade referente à opção desejada e preencher os dados de curso/turno de destino. Para transferência entre cursos, o passo a passo é: Menu Ingresso > Ingresso Extravestibular > Transferência Interna > Solicitar. No caso de mudança de turno, o aluno deve obedecer aos seguintes passos: Menu Ingresso > Ingresso Extravestibular > Mudança de Turno > Solicitar.

COMENTÁRIOS dos leitores