Inep diz que tem orçamento suficiente para realizar o Enem

Instituto alega que está engajado para que as provas sejam 'realizadas ainda neste ano'

por Nathan Santos qui, 13/05/2021 - 19:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Provas do Enem dão acesso a universidades Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

No início da noite desta quinta-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota de esclarecimento sobre a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O posicionamento ocorreu após informações da imprensa de que o presidente do Inep, Danilo Dupas, teria mencionado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) que a prova ocorreria apenas em 2022.

Segundo o Inep, seus servidores estão engajados para que o processo seletivo ocorra ainda neste ano. Além disso, a autarquia garantiu que possui “orçamento suficiente” para realizar o Enem 2021. Confira, a seguir, a nota na íntegra:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas. 

COMENTÁRIOS dos leitores