Professor cria robô que atua contra contágio da Covid-19

Paulo César é professor de física de uma escola estadual localizada em Triunfo, Sertão de Pernambuco

por Nathan Santos seg, 31/05/2021 - 17:03

Paulo César, professor de física, criou o RAC-19. Foto: Divulgação/SEE

Um professor de física da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alfredo de Carvalho, da cidade de Triunfo, Sertão de Pernambuco, criou um robô que atua contra a disseminação do novo coronavírus. O RAC-19, inventado pelo docente Paulo César, higieniza as mãos dos alunos com álcool sem que eles precisem encostar em uma superfície.

Em abril deste ano, o professor começou a criar o robô. A máquina é composta por peças de robótica Lego Mindstorms, bem como possui sensores de aproximação e de toque, fazendo com que o RAC-19 jogue jatos de álcool a cada segundo.

“Desenvolvi o projeto dentro do próprio laboratório de física da escola. Atualmente, ele está sendo utilizado na fila do refeitório, para garantir que todos os alunos higienizem as mãos antes de fazer a refeição. É uma medida que protege não só os estudantes, mas também os funcionários da unidade de ensino”, contou o professor, conforme informações da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

A invenção, além de ajudar no combate à Covid-19, proporciona uma aula prática de física, já que trabalha com sensores e movimentos que acionam os jatos nas mãos dos alunos. De acordo com o professor, um novo protótipo deverá ser desenvolvido, desta vez com a participação dos estudantes. “Fico muito feliz por poder contribuir junto à escola no combate dessa doença. Mesmo sem contato com nenhuma superfície, nossos alunos ficam protegidos e com as mãos limpas nas dependências da escola. Meu desejo agora é compartilhar a ideia com outras instituições educacionais para que seja um trabalho utilizado por todos na luta contra a Covid-19”, finalizou o educador.

COMENTÁRIOS dos leitores