Destino de viagem: conheça a Inglaterra

Londres, Brighton, Cambridge, Liverpool, Oxford e Bristol são alguns dos destinos mais procurados pelos intercambistas que vão para o país

por Jennifer Buarque dom, 06/06/2021 - 14:27
Pixabay Londres, na Inglaterra Pixabay

A Inglaterra, além de palco de muitas guerras, serviu de cenário para várias narrativas como a saga de filmes Harry Potter, além de séries famosas como The Crown e The Tudors, que narram a história da família real País de monarquia parlamentarista e clima temperado oceânico, com presença de chuvas quase todo ano, a nação pode causar uma impressão “fria”, a princípio. Segundo o site de promoções de passagem aéreas 'Melhores Destinos', a Inglaterra é um dos destinos mais visitados e procurados entre os brasileiros.

É esse País que vamos conhecer neste domingo (6), na série ‘Pós-pandemia: planejando a viagem dos sonhos’, do LeiaJá. Integrante do Reino Unido, a terra da Rainha Elizabeth ll consegue reunir história, paisagens naturais e arquitetura clássica com grandes centros modernos.

Maria Carolina Lira, estudante brasileira de arquiteta e urbanismo, fez intercâmbio na cidade de Newcastle e apontou esse mix arquitetônico como um dos pontos que encantam no País: “Eles respeitam a história deles! Eu morei numa casa de mais de 100 anos, e é interessante que Newcastle não foi afetada na segunda guerra, então tem casas muito antigas”. afirma. Maria Carolina relembra que apesar de serem muito reservados, os ingleses são extremamente educados: “Newcastle é uma cidade universitária, mas apesar de ter muitos jovens, os vizinhos são bastante na sua e todo mundo é muito correto. Talvez isso confira a eles uma imagem mais fria, mas eles são extremamente educados”, aponta.

Maria Carolina na London Eye. Foto: Arquivo pessoal

A estudante ainda reforça que a famosa “pontualidade britânica” é real. “Uma vez, um amigo me pediu desculpas porque iria se atrasar, quando fui vê, o atraso foi de 10 minutos”, relembra. A intercambista aproveitou sua estadia para conhecer outras cidades, como a agitada Londres. Segundo Carolina, sua imersão na cultura foi importante para sua experiência. “Fui com a cabeça de querer imergir na cultura deles. Morei com uma família que sou amiga até hoje. Participei de datas importantes, como o Natal, onde todos celebram de pijama. No dia seguinte acontece o 'Boxing Day', onde há várias promoções, e é engraçado vê todo mundo de pijama comprando no dia seguinte”, recorda, sorrindo.

Taynon Santana, turismólogo e consultor da WA Intercâmbio, afirma que o diferencial do País é a sua qualidade de ensino e a possibilidade de brasileiros estudarem até 180 dias sem precisar de visto: “Estudar na Inglaterra é certo de estar no lugar com mais de dez das 100 melhores universidades do mundo. Não é brincadeira, o ensino de alto nível encontrado no intercâmbio, atrelado ao certificado internacional que você ganhará em cerimônia, te prepara fortemente para o mercado e vida acadêmica. As escolas se concentram em sua maioria nos centro das cidades”, afirma.

“Normalmente, as cidades mais procuradas são Londres, Manchester, Liverpool, Cambridge, Oxford, Brighton, Bristol, até mesmo Torbay, uma cidade do interior com uma cultura bem raiz inglesa, entre outras opções. Por ser um país independente, a Inglaterra decidiu dar aos brasileiros a possibilidade de estudar não só 90 dias sem visto, mas 180 dias. Isso é um grande diferencial, até porque você só precisará se matricular em uma escola, ter o passaporte, comprar a passagem e arrumar as malas parar se encontrar com a rainha”, completa o turismólogo.

Taynon aponta outros motivos pelos quais você deve considerar a Inglaterra como seu destino de intercâmbio: “Aqueles que curtem a história do país, certamente não deixarão de investir no intercâmbio lá, é algo muito forte, principalmente pela sua forma de governo e dinâmica, sem falar dos seus atrativos, mundialmente conhecidos, como London Eye, Tower Bridge e Big Ben, em Londres. Quando pensamos em clima, as pessoas que desejam pegar um clima mais ameno o ano inteiro".

Big Ben, na Inglaterra. Foto: Pixabay

“Quem deseja fazer sua eurotrip, coloca a Inglaterra no topo da lista, já que usando avião, trem e ônibus, você conhecerá vários países e aumentará o histórico de viagem, isso deixa qualquer pessoa mais forte para aplicar para algum outro país que precise de visto” completa o turismólogo.

Investimentos

A dúvida que vem à cabeça de muitos estudantes quando já estão convencidos que a Inglaterra é um excelente destino são os custos. “Normalmente, você encontrará valores de pacotes bem próximos a R$ 12 mil para ficar quatro semanas com curso de 15 horas semanais e acomodação em residência estudantil. As opções em casa de família também existem e são a preferência e regra para quem é menor de idade. Os valores dependem da cidade e das promoções que são lançadas com frequência, vale a pena ficar de olho nas ofertas, até mesmo para programa de High School, Summer ou Winter Camp e programas específicos”, aconselha Taynon.

Visto

Com relação ao visto, a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto e podem optar por trabalhar. O consultor orienta: “Terá que aplicar para visto aqui no Brasil com oferta de emprego. Aqueles que optam por fazer universidade, terá o diferencial da permissão de trabalho e todo trâmite deve ser feito aqui também”.

Covid-19

A Inglaterra já abriu as portas para receber estrangeiros, contudo, algumas medidas devem ser tomadas: apresentar o teste para Covid (PCR) negativo, sendo ele realizado nas 72 horas antes da viagem; informar toda a sua rota de viagem com detalhes e contato quando chegar no país; ficar hospedado em hotel recomendado pelo governo britânico nos primeiros dez dias se estiver chegando do Brasil ou de algum outro país da lista vermelha, ou estar por dez dias em auto-isolamento onde irá residir; realizar dois testes de Covid-19 durante o período de dez dias depois da chegar à Inglaterra.

LeiaJá também

--> Intercâmbio no México: veja como se preparar

COMENTÁRIOS dos leitores