Inscrições do Enem 2021 começam em 15 dias, alerta Inep

As provas nas versões impressa e digital do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

por Rachel Andrade ter, 15/06/2021 - 17:42
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes na entrada de local de prova do Enem 2020, no Recife Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começarão dentro de 15 dias. Elas poderão ser feitas do dia 30 de junho até 14 de julho.

Segundo informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesse período também poderão ser feitas as solicitações para atendimento especializado. Os pedidos de tratamento pelo nome social ocorrerão a partir de 19 de julho.

As provas nas versões impressa e digital do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. O Inep reforça que as inscrições para o Enem 2021 devem ser feitas por todos os interessados, inclusive os que obtiveram, ou não, a isenção da taxa de inscrição por meio de justificativa da ausência no Enem 2020, cujo resultado foi divulgado na última quarta-feira (9). Os pedidos indeferidos ainda podem ter um recurso aberto até a próxima quinta-feira (18).

Passo a passo das inscrições

Os candidatos farão a inscrição por meio da Página do Participante, informando o CPF e a data de nascimento, e indicando qual modalidade do Enem 2021 deseja realizar, impressa ou digital. A modalidade digital será exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021. Dessa forma, os participantes que desejarem fazer o Exame para fins de autoavaliação, os chamados “treineiros”, podem se inscrever apenas para o Enem 2021 impresso.

Os participantes que precisarão de atendimento especializado no dia da prova devem informar no momento da inscrição. A solicitação precisa seguir as condições conforme prevê os editais do concurso. De maneira inédita, a versão digital contará com recursos de acessibilidade para a realização dos exames.

Os candidatos poderão realizar a prova ampliada, superampliada ou com contraste, uma vez que a solicitação tenha sido aprovada pelo Inep. A esses alunos também será permitido o uso de materiais próprios que auxiliem na realização da prova na modalidade digital. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade.

O Enem é a prova que mede os conhecimentos acumulados nos anos de formação escolar. É com a nota do Exame que os estudantes se candidatam a instituições de ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota também permite candidatos ingressarem em instituições privadas de ensino superior a partir de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados obtidos no Enem também permitem que estudantes se candidatem a vagas em universidades estrangeiras, como Portugal.

COMENTÁRIOS dos leitores