Inep lança textos de estudo de português para estrangeiros

O material contém questões para preparar os candidatos às provas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro

por Rachel Andrade sex, 13/08/2021 - 15:50
Pixabay Uma das etapas de exame consiste em prova escrita Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou um material de estudos para os inscritos no exame para obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021. As provas serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. A avaliação visa certificar pessoas que não possuem o português como língua materna.

O material de estudos foi preparado pela diretoria de avaliação da educação básica do Inep e contém questões comentadas por profissionais, além de apresentar exemplos de respostas e suas notas equivalentes. Os textos utilizados foram retirados de exames aplicados em edições anteriores.

As questões em formato de vídeo estão disponíveis no canal do Inep no YouTubeNo site do Inep, é possível encontrar também as provas anteriores, que podem servir de base de estudo para os participantes.

As provas se dividem entre escrita e oral, e serão aplicadas nos períodos matutinos e vespertinos, segundo o edital do certame. Serão 95 locais de aplicação das avaliações no mundo, sendo 37 no Brasil e 58 em outros países. Foram disponibilizadas 6.366 vagas para a realização dos exames.

COMENTÁRIOS dos leitores