Feminicídio: professor diz que 'mulher tem culpa'

Escola onde o professor deu a declaração informou que ele foi afastado

por Rachel Andrade qui, 26/08/2021 - 15:34

Um professor de biologia de uma escola particular em Teresina (PI) declarou, durante uma de suas aulas on-line, que em “90% dos casos de feminicídio, a mulher tem culpa”. A fala foi gravada por um aluno, e o docente foi denunciado para a instituição.

O vídeo mostra o professor explicando sua fala. “Por quê? Caramba, quando vocês estiverem namorando, observem o parceiro, observem a parceira. Estão namorando, pelo menos um namoro de um mês, dois meses. ‘Ah professor, mas ninguém conhece o ser humano’. Dá para conhecer um pouquinho”, disse.

O Colégio CPI divulgou uma nota, nessa quarta-feira (25), afirmando que o professor foi afastado do quadro de funcionários. A instituição ressalta que a decisão foi tomada “por não concordar de forma alguma com este ponto de vista e repudiar completamente este tipo de conduta, que depõe frontalmente contra nossos valores éticos e profissionais”. Confira a nota da escola na íntegra abaixo:

"Nota de esclarecimento Nesta quarta-feira (25), fomos surpreendidos por um comentário feito por um colaborador em sala de aula, declarando que “boa parte do percentual de feminicídios ocorre devido ao comportamento feminino”. Por não concordar de forma alguma com este ponto de vista e repudiar completamente este tipo de conduta, que depõe frontalmente contra nossos valores éticos e profissionais, a direção da escola vem a público comunicar que, diante do fato, procedeu com o imediato afastamento do colaborador do seu quadro de funcionários. Ao tempo em que pedimos desculpas ao nosso público, reiteramos o nosso compromisso de continuar disponibilizando uma educação de qualidade, de resultados e comprometida com valores morais. Direção do Colégio CPI”.

O feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher. A Lei nº. 13.104/2019 prevê, em linhas gerais, o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontou que 1.350 casos de feminicídio foram registrados em 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores