Seteq oferece cursos de qualificação profissional

As formações estão disponíveis nos municípios pernambucanos de Agrestina, Alagoinha, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Palmares, Pombos, Tacaimbó e Paulista

por Rachel Andrade seg, 11/10/2021 - 15:30
Pixabay Os interessados poderão se cadastrar até o dia 26 de outubro Pixabay

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE) abriu, nesta segunda-feira (11), as inscrições para novos cursos de qualificação, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As formações estão disponíveis nos municípios de Agrestina, Alagoinha, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Palmares, Pombos, Tacaimbó e Paulista, com carga horária variando de 48 a 160 horas.

Os interessados poderão se cadastrar até o dia 26 de outubro pelo site da Seteq. Os cursos buscam preencher as demandas do mercado de trabalho, que tem procurado profissionais qualificados em áreas ligadas ao ambiente virtual, em especial pelas mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, como explica o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

“Os cursos são alternativas para quem busca profissionalização rápida e eficiente. Este treinamento de aplicativos é indicado tanto para os jovens, como para as pessoas mais velhas que ainda não aprenderam a dominar esses recursos ”, afirma Lopes.

O curso de 'Aplicativos Básicos de Informática' tem por objetivo instruir sobre recursos do sistema operacional, editar textos, usar planilhas eletrônicas, criar apresentações, além de aprender a manipular a internet para serviços de busca e e-mail. As aulas serão ministradas nos municípios de Agrestina, Alagoinha, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Palmares e Tacaimbó, e é preciso ter a partir de 14 anos de idade e ensino fundamental incompleto para participar.

Tacaimbó também oferece a capacitação em 'Web Designer', em que os participantes aprenderão a produzir peças gráficas para mídias digitais e também de layouts e protótipos para aplicativos. Os inscritos devem ter a partir de 15 anos, com ensino médio incompleto.

Já em Pombos, há vagas para a formação em Photoshop, onde serão desenvolvidas técnicas e competências para trabalhar imagens bitmap, realizando composições, manipulação e recuperação das mesmas, por meio dos dos recursos disponibilizados pelo programa de edição de imagem. Os interessados devem estar cursando o oitavo ano do ensino fundamental e ter conhecimentos em Windows.

Por fim, o município de Paulista dispõe do curso de 'Manutenção de Computadores e Suporte ao Usuário', em que os alunos aprenderão a montar, instalar e fazer a manutenção em computadores, notebooks e impressoras, bem como implementar e configurar redes locais e realizar suporte ao usuário. O pré-requisito mínimo é estar cursando o segundo ano do ensino médio.

Após as inscrições, serão abertos os períodos de matrícula, e cada município dispõe de um espaço físico para o procedimento. Confira a lista de endereços:

Agrestina

Local da matrícula: Espaço Ciência – Agrestina, Rua Marechal Rondon, S/N, Centro

Dia da matrícula e das aulas: 19 de outubro, à noite

Alagoinha Local da matrícula: Escola Tenente Dorgival Galdino, Rua Antônio Coronel Inojosa, S/N, Centro Dia da matrícula e das aulas: 19 de outubro, período da tarde

Jataúba

Local da matrícula: Escola José Higino de Souza, Rua Vereador Pedro Doca Filho, S/N, Centro

Dia da matrícula e das aulas: 26 de outubro, no período da tarde

João Alfredo

Local da matrícula: Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, Rua Carlos Fernandes de Oliveira, S/N, Bitrius

Dia da matrícula e das aulas: 27 de outubro, no período da tarde

Jucati

Local da matrícula: Escola Municipal Albino Moreira, Rua Francisco Alves Pontes, nº 5, Centro, Jucati

Dia da matrícula e das aulas: 26 de outubro, no período da tarde

Palmares

Local da matrícula: Laboratório do IFPE, BR-101, KM 186, Engenho São Manoel, S/N, Centro

Dia da matrícula e das aulas: 27 de outubro, pela manhã

Paulista

Local da matrícula: Unidade Educacional Paulista, Avenida Prefeito Severino Cunha Primo, 30, Jardim Paulista

Dia da matrícula e das aulas: 20 de outubro, pela manhã

Pombos

Local da matrícula: Senac Vitória de Santo Antão, Rua Áurea Pimentel, 210, Matriz, Vitória de Santo Antão

Dia da matrícula e das aulas: 19 de outubro, à noite

Tacaimbó

Local da matrícula: Carreata Móvel de Ensino, 55140-000, Centro de Tacaimbó Dia da matrícula e das aulas: 19 de outubro, pela manhã e à tarde 

COMENTÁRIOS dos leitores