Lancheiras criativas bombam nas redes e ganham adeptos

A ludicidade dos lanches traz hábitos alimentares para o cotidiano escolar das crianças

por Elaine Guimarães sab, 19/03/2022 - 08:00
Divulgação A nutricionista infantil, Bárbara Godoi, compartilha nas redes sociais vídeo e fotos das lancheiras Divulgação

Diversidade de cores e formas, planejamento e criatividade são os principais ingredientes que compõem as lancheiras lúdicas que, além de despertar para a alimentação saudável, estão ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais e adeptos que colocam em prática os vídeos compartilhados. Com apenas quatro anos de idade, Marcos ou Marquinhos, como é chamado pelos pais, já tem suas preferências alimentares para levar à escola.

A rotina alimentar é organizada pela mãe, Prissila Monteiro, que monta diariamente lancheiras lúdicas e diversificadas e compartilha vídeos no TikTok e Instagram. Ela relatou à reportagem que o planejamento dos lanches é realizado no final de semana e boa parte das porções enviadas para a hora do recreio são congeladas para consumo durante a semana. “Eu sempre digo que o lema aqui em casa é quem congela sempre tem”, afirma.

Com hábitos saudáveis estabelecidos em casa, o desafio foi mantê-los no ambiente escolar. “A dificuldade maior foi inserir na escola isso, porque as crianças comem de tudo e esse era meu grande medo”, disse. De acordo com Prissila, houve uma conversa com a professora, que tem ajudado no processo e, assim, evitar o consumo de alimentos que não fazem parte da dieta do filho.

Ela conta que para a montagem das lancheiras são realizadas pesquisas, teste de receitas, juntamente com Marquinhos, como também, busca inspirações em páginas nas redes sociais. "A gente adora fazer receitinhas novas. Eu vou testando para ver se dá certo e, muitas vezes, dá certo, ele gosta”, ressalta. Durante a montagem, ele está sempre do lado. Ele faz: ‘mamãe bota mais um pouquinho disso’. Então, é muito importante a participação da criança e até você montar de uma forma diferente normal para estimular o visual. Eu sempre digo que Marquinho come primeiro com os olhos”.

Para estimular a questão visual, a dona de casa acumula em uma parte do armário cortadores em formato diferentes, como estrela, formas de silicone coloridas e para fazer biscoitos e panquecas com aparência de dinossauro, por exemplo. Mesmo com toda dedicação, a mãe aponta que não está ilesa de críticas. “Desde o início, eu recebo bastante críticas de todos. Quando a gente fala que não oferece doce, vem a crítica e tem gente que fala ‘o meu filho comeu e não morreu, criança tem que provar de tudo. Bichinho”, expõe.

Marquinhos, no centro da foto da esquerda, exibe o lancheira do dia ao lado dos pais. À direita, algumas formas e a lancheira do dia. Fotos: Rafel Bandeira/LeiaJáImagens

Ela comenta que não priva o filho do consumo, por exemplo, de coxinha ou batata frita. No entanto, argumenta que não quer que esses alimentos façam parte da rotina. “O lanche vai cinco vezes na semana, é cotidiano. Por isso, é importante ter uma fruta e alimentos mais saudáveis. Eu nunca vou privar Marquinhos de nada, mas não quero que determinadas comidas façam parte da rotina dele”, explicou.

Aprendendo através do lúdico, mas sem pesar no orçamento

Em entrevista ao LeiaJá, a nutricionista infantil, Bárbara Godoi, reforça que apostar na ludicidade nos lanches é importante no processo de aprendizagem alimentar e, muitas vezes, estimula mudança de hábitos dos familiares. “Fazer comidas diferentes e divertidas ajuda muito no momento do lanche e ainda faz com que a criança sinta ainda mais prazer em comer e pode até melhorar a aceitação do que foi oferecido. As crianças podem aprender muito sobre a alimentação através do lúdico e isso reflete nos pais e cuidadores. A forma que você oferece os alimentos faz toda a diferença”, reforça.

Para muitas pessoas, a montagem dessas lancheiras, em um primeiro momento, pode parecer trabalhosa. Porém, Bárbara Godoi salienta que, nesses casos, é necessário “preparação antecipada, organização e previsibilidade”. Na maioria das vezes, a tarefa de estruturar os lanches fica sob responsabilidade das mães, que tentam equilibrar as demandas do dia e acabam optando por opções industrializadas.

A nutricionista, Bárbara Godoi, dá dicas nas redes sociais sobre alimentação e lancheira saudáveis. Fotos: Divulgação

Com a alta de alguns alimentos, arrumar uma lancheira saudável e, ao mesmo tempo, criativa pode pesar no orçamento da família. Questionada sobre como não extrapolar nos gastos, Bárbara Godoi dá algumas dicas. “As frutas são grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras e devem ser enviadas as da estação, pois, estarão com melhor qualidade e com preço ótimo. Assim como, optar por fontes de proteínas como iogurtes, queijo, leite, por exemplo, e os carboidratos por meio de bolos caseiros, pão, tapioca, crepioca”.

E aconselha: “Prepare os lanches com todo amor, pensando em cada detalhe, para que, na hora que eles [filhos] forem comer o lanche, sintam isso. É uma forma de estar presente. Faça bilhetes amorosos e mande na lancheira”.