Recifenses se tornam procuradores no Estado de Goiás

Kauã e Gilberto foram aprovados no concurso da Procuradoria Geral do Estado de Goiás

por Elysa Assis qua, 20/04/2022 - 15:01
Reprodução/Instagram Cauã Gomes Ribeiro e Gilberto Matheus Paz de Barros Reprodução/Instagram

Ex-estagiários de Direito da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), os recifenses Cauã Gomes Ribeiro, de 23 anos e Gilberto Matheus Paz de Barros, de 26, tomaram posse como procuradores do Estado de Goiás. A cerimônia foi realizada no Palacio Pedro Ludovico.  

Os procuradores encontraram a vocação através das experiências práticas adquiridas durante o período de estágio na PGE-PE. Os dois foram aprovados no concurso da Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO). Kauâ e Gilberto foram classificados, respectivamente, em 14° e 26° lugar Além desta aprovação, Gilberto também foi selecionado no concurso da PGE da Paraíba, na 25° colocação.  

O Programa de Estágio de Estudantes de Direito na PGE-PE, realiza seleções periódicas e tem atualmente 97 estagiários no Recife e nas Regionais de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Os estudantes são orientados por procuradores de Estado e participam do Programa de Capacitação dos Estagiários de Direito (PCED), formação continuada com palestras sobre temas atuais de advocacia pública.  

Segundo o Programa, a trajetória dos ex-estagiários foi marcada por dedicação, disciplina e emprenho. Kauã Ribeiro foi aprovado em 6º lugar no processo seletivo da PGE-PE, em 2020. De janeiro a setembro de 2021, esteve vinculado ao Núcleo de Processos Relevantes da Procuradoria do Contencioso – na sede da instituição, no Recife –, desenvolvendo suas atribuições de maneira remota, em virtude da pandemia da covid-19. 

“Olhando para trás, vejo que minha experiência como estagiário na PGE-PE foi decisiva. Tanto para que eu tomasse a decisão, no começo de 2021, de direcionar meus estudos para as provas da advocacia pública, quanto para que eu enfrentasse cada etapa da prova da PGE-GO com mais segurança”, afirma Kauã, formado pela Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE). 

“A título de exemplo, uma das peças práticas da prova subjetiva da PGE-GO – ocorrida em três dias consecutivos – foi uma minuta de informações em mandado de segurança, peça que havia minutado meses antes na PGE-PE. A todo momento, contei com o apoio, confiança e total atenção do time de procuradores do Núcleo, a quem sou extremamente grato”, finaliza.  

Já Gilberto Barros ingressou na PGE-PE em dezembro de 2016, sendo o primeiro colocado da seleção para estágio de alunos de Direito oriundos da rede pública. Durante dois anos seguidos, atuou em diversas áreas no Contencioso, na Subprocuradoria Regional de Garanhuns, vinculada à Regional da PGE-PE em Caruaru. 

“Minha experiência como estagiário foi maravilhosa. Tive contato, principalmente, com as áreas administrativa e tributária, mas também atuei em causas relacionadas ao Direito do Trabalho e ao Direito Civil”, comenta. E seu bom desempenho rendeu, pós-estágio, a nomeação ao cargo comissionado de assessor, em junho de 2019. Função que ocupou até o último dia 7 de abril.

Outra recifense na PGE-GO

A também recifense Carolina Moreira Campelo, de 25 anos, foi outra aprovada no concurso da procuradoria de Goiás. Em entrevista a Associação dos Procuradores do Estado, Carolina afirmou que o que a motiva é crescer ao lado de quem ama: “Realização pessoal e profissional”, disse.

COMENTÁRIOS dos leitores