Exposição promove diálogo entre acervos de artes visuais

“Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos – vol. 1” terá abertura na quarta-feira (1º), com trabalhos de artistas da UNAMA - Universidade da Amazônia e UFPA - Universidade Federal do Pará

seg, 30/05/2022 - 15:22

A Galeria Graça Landeira, reformada como espaço expositivo do Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia, será reaberta no dia 1º de junho, quarta-feira, às 19 horas, com a exposição “Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos – vol. 1”. A mostra inaugura parceria inédita entre os acervos de arte do Museu da Universidade da Amazônia e Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) e representa uma etapa da pesquisa do grupo “Arte, Imagem e Cultura”, coordenado pelos professores Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA.

O projeto marca a retomada de agenda do Museu de Arte da UNAMA, reconfigurado depois de ter suas atividades suspensas por causa da pandemia. A mostra apresenta uma articulação entre UNAMA e UFPA, com o propósito de promover o diálogo em torno dos seus acervos de arte contemporânea brasileira.

As instituições de ensino somam esforços e apoio à pesquisa em seus respectivos acervos artísticos. Sob direção das professoras Betânia Fidalgo (reitora da UNAMA) e Jussara Derenji (Diretora do Museu da UFPA), a convergência proporciona integração maior entre Pós-Graduação e Graduação em torno da produção e reflexão no campo das Artes Visuais. 

“Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos– vol. 1” problematiza os limites entre o moderno e o contemporâneo no âmbito das discussões sobre a arte brasileira, promovendo maior reconhecimento e visibilidade dos acervos constituídos na Amazônia. Além da coordenação de Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho, a equipe curatorial é composta por Vera Pimentel, Susanne Pinheiro, Carolina Venturini, Yasmin Gomes e Luiz Fernando Veiga, pós-graduandos, pesquisadores e egressos da UNAMA.

Serão exibidos trabalhos de 58 artistas, dentre os quais 21 do acervo do Museu da UFPA e 37 do Museu da UNAMA. São pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos, esculturas e instalações que reforçam o diálogo entre materialidades e gerações distintas, privilegiando a figura humana em suas mais diversas representações.

Integram a mostra mulheres artistas que representam diferentes gerações e regiões do Brasil. Do acervo da UNAMA estão Rosângela Brito, Camila Soato, Paula Sampaio e Vânia Mignone, entre outras. Do Museu da UFPA, Dina Oliveira, Roberta Carvalho, Jorane Castro e Carmem Souza são algumas das mulheres representadas na exposição. A mostra reúne também obras de Luiz Braga, Sidney Amaral, Nailana Thielly, Ulysses Bôscolo, Duda Santana, Emanuel Franco, Alexandre Sequeira, Francisco Maringelli, Jaime Bibas, entre outros e outras artistas que fazem parte da coleção de ambos museus.

Serviço

Exposição “Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos – vol. 1”.

Museu de Arte da UNAMA – Galeria Graça Landeira. Av. Alcindo Cacela.

Abertura: 1o de junho, quarta-feira, às 19  horas. Visitação de segunda a sexta-feira, de 14 às 18 horas.

Da Redação do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores