Mostra Campus da UNAMA celebra parceria com a comunidade

Alunos do ensino médio conheceram espaços e laboratórios da UNAMA - Universidade da Amazônia em evento programado para abrir aos jovens o caminho da carreira acadêmica

sab, 03/09/2022 - 19:40

Encerrou-se na sexta-feira (2) a edição de 2022 do Mostra Campus, evento da UNAMA - Universidade da Amazônia. Aproximadamente cinco mil alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares conheceram espaços do campus Alcindo Cacela da instituição no decorrer da programação, iniciada no dia 31 de agosto.

A reitora da UNAMA, professora Betânia Fidalgo, ressaltou o empenho da instituição em colaborar com a decisão de futuros profissionais pela área de atuação que desejam seguir, de levá-los a vivenciar os espaços, a infraestrutura acadêmica, o corpo docente e saber mais a respeito do mercado de trabalho de cada área.

Os estudantes do ensino médio percorreram os setores tradicionais de práticas jurídicas, os laboratórios de Engenharia, Nutrição, Biologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, cursos de licenciatura plena, Medicina Veterinária, entre outros, e conheceram cursos como Relações Internacionais, Moda e Artes Visuais. Também acompanharam a apresentação do Portal LeiaJá e TV Unama, mídias integradas ao LabCom, Laboratório de Comunicação da instituição. O professor Hans Costa, um dos coordenadores local, observou que a visita dos estudantes é o momento de tirar dúvidas quanto à profissão a seguir.

A cada espaço visitado o olhar atento e o entusiasmo juvenil despertaram vocações e mudanças de interesse em meio a tantas possibilidades. Uma adolescente da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso disse gostar de Ciências Humanas e Biologia, e também de Relações Internacionais e Enfermagem.

O professor Robson Passarinho, da Escola Ulysses Guimarães, elogiou a iniciativa da UNAMA. Para ele, é importante que alunos da escola pública possam ter a chance de tirar suas dúvidas ao conhecer os cursos e até mesmo ver a chance de concretizar um sonho.

O evento da UNAMA se afina com ideias e projetos desenvolvidos nas escolas, como é o caso do “Meu Norte”, da professora de Artes Carmem Bragança, que tem por objetivo encaminhar os discentes do ensino médio ao curso superior. “A visitação é parte integrante do projeto e uma oportunidade única”, informou a docente.

A professora Felícia Maia, do curso de Moda da UNAMA, comentou sobre o interesse dos jovens em seguir profissões de vanguarda. “O curso comporta várias profissões, como o produtor de moda. Os alunos aprendem tudo o que a Moda proporciona ao mercado de trabalho.”

O setor de Artes Visuais, coordenado pela professora Isabel Santos, abriu a Galeria Graça Landeira, parte do Museu UNAMA, para recepcionar os alunos e mostrar a exposição resultado do trabalho de pesquisa dos professores dessa área profissional. Isabel disse que todos sentiam-se felizes em receber os alunos, despertar interesses ao falar das diversas linguagens artísticas. “E apresentar o trabalho da nossa casa que é a galeria.”

Ao encerrar o evento, a diretora acadêmica da UNAMA, Daniela Teixeira, agradeceu a participação de todos e falou do quantitativo de alunos, superado a cada edição.

Por Rosângela Machado (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores