Encontro de Design Gráfico expande horizontes de alunos

Abordando diversos temas, como mercado de trabalho, edição de vídeos e lettering, evento promovido pela UNAMA - Universidade da Amazônia ampliou conhecimentos de futuros profissionais

dom, 18/09/2022 - 10:05

O 1º Encontro de Design Gráfico da UNAMA – Universidade da Amazônia abordou os caminhos do design na Amazônia. Realizado nos dias 15 e 16 de setembro, o evento foi promovido pelo Curso de Design Gráfico da instituição e contou com palestras, bate-papo e oficinas com profissionais especializados.

Robson Macedo, publicitário, designer e professor, explica que o design gráfico é essencial para a vivência da sociedade, conectando as demais áreas do conhecimento. O professor afirma que o evento surgiu a partir da necessidade de integração e interação entre os alunos.

“O objetivo principal do evento é que os alunos entendam como o mercado de trabalho funciona nas áreas da pesquisa acadêmica e na área prática e que eles tenham acesso a outras áreas de conhecimento através das oficinas”, declara.

O 1º Encontro de Design Gráfico é idealizado como o embrião de projetos maiores, de acordo com Robson. Há planos de, futuramente, estendê-lo a uma semana ou congresso, visando à representatividade do design na Amazônia. “A gente tem profissionais muito bons, a gente tem áreas que são muito trabalhadas, mas a gente não tem um caminho que faça uma convergência e que diga: ‘Isso aqui é o que representa design!’ A gente não tem uma congregação, a gente não união entre profissionais e a gente quer que isso seja feito a partir do curso de Design Gráfico daqui da Unama”, assinala Robson.

Para o designer André Rendeiro, o contato e a troca de experiências estabelecidos durante o encontro é muito válido. André ministrou uma oficina sobre design de fontes e acredita que os alunos tiraram benefícios do que foi ensinado.

“Eu acho que essa troca de experiência de alunos com quem está no mercado torna o mercado melhor. A gente sai um pouco daquela zona do desconhecimento, daí passa a ter uma visão mais real de como se comportar, de como se incluir nesse mercado”, pondera.

Abrir o leque do mercado do design é um benefício do evento, segundo André. O designer diz que a questão ambiental e a criatividade somam para o crescimento da área na Amazônia. “Eu acho que o que todo professor busca é fazer com que aquele bichinho morda aluno, de se tornar um profissional melhor, de abrir a mente dele para coisas que, até então, ele não tinha conhecimento.”

O aluno Alec Gomes, 20 anos, evidencia sua alegria e orgulho ao participar do encontro, considerando a atenção que está sendo dada, cada vez mais, à área. Para ele, há a necessidade de muito estudo para estar incluso no mercado de trabalho e o evento torna-se proveitoso por isso.

“O design gráfico uma área muito ampla, não mexe só com um design gráfico em si, mas também com várias vertentes sociais e artísticas. O design nunca foi uma coisa só, é muito amplo e muito bom ver o pessoal dos outros cursos vindo até aqui. É muito feliz de estar sendo reconhecido”, certifica.

Por Lívia Ximenes (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores