Inscrições para mestrado em física vão até quarta-feira

São mais de 600 vagas oferecidas para professores atuantes

ter, 04/10/2022 - 15:37
Freepik Nordeste tem o maior número de vagas Freepik

Por Mariana Ramos

O Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) abriu vagas para o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) no dia 5 de setembro e teve as suas inscrições prorrogadas até quarta-feira (5). São 606 vagas disponibilizadas para profissionais de ensino de física se especializarem na área.

O curso faz parte do projeto de mestrados aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculado ao Ministério da Educação, que procura expandir e consolidar a pós-graduação dos professores da educação básica. As 606 vagas se dividem por regiões, sendo 126 para o Sudeste, 110 para o Sul, 99 para o Norte, 56 para o Centro-Oeste e o Nordeste com maior número de vagas, sendo 215 no total.

Além do aperfeiçoamento de suas atividades como educador da área, o mestrado também se propõe em apresentar e qualificar os inscritos a utilizar recursos tecnológicos e eletrônicos em suas aulas, acompanhando a evolução dos seus alunos. Para se inscrever é necessário que os professores estejam ativos na carreira, dando aula durante todo período do curso.

O ProEB é um programa de mestrados aprovado pela Capes que conta com 12 áreas do ensino no total e tem o intuito de melhorar a base da educação básica brasileira, além de aumentar o nível pedagógico dos educadores nas salas de aula. O Ensino de Física, ProFis, tem 67 instituições associadas e é coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a principal entidade representativa dos físicos no Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores