Enem: Confira 5 atualidades que podem cair na prova

Estar atualizado em tudo que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para se destacar na prova do Enem e até mesmo na redação

por Elysa Assis qua, 09/11/2022 - 16:13
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Exame Nacional do Ensino Médio 2021 Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Como sabemos, para garantir bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário ir além dos estudos comuns das escolas, aumentando o repertorio com temas mais atuais, diversos e sem manter sempre atualizado em tudo que acontece no Brasil e no mundo.  

A prova conta com assuntos já carimbados e que sempre estão presentes em pelo menos uma questão, mas há também as questões relacionadas as atualidades e entender alguns desses assuntos é fundamental para alcançar um bom resultado.  

Pensando nisso, os professores Marcelo Rocha e Benedito Serafim listaram atualidades que podem estar presentes na prova ou até mesmo na redação. Confira abaixo cinco assuntos atuais para revisar.   

1- Primavera Árabe (Guerra na Síria) 

A primavera Árabe foi uma onda de protestos e manifestações que aconteceram no Oriente Médio e no Norte da África. O objetivo era derrubar ditadores e reivindicar melhores condições de vida, além da realização das eleições.  

O grande movimento teve início em 2010, na Tunísia, após um jovem que teve sua banca de legumes e verduras ter sido confiscada pela polícia, ter ateado fogo em si mesmo em protesto as condições precárias de vida. Após esse acontecimento, milhares de pessoas passam a exigir seus direitos. 

Além da Tunísia, diversos outros países aderiam aos protestos: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. 

2- Grupos terroristas- Estado Islâmico e seus atentados 

O radicalismo do estado Islâmico é um assunto muito debatido entre as pessoas, além de estar presente em diversos filmes e séries de tv sobre o tema. Esses grupos usam a religião como uma justificativa para serem violentos e fundamentalistas, praticando sequestros, atentados e assassinatos em massa.  

Um dos grupos mais conhecidos do mundo, a Al-Qaeda, que ficou mundialmente conhecida pelo tentado as torres gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, tem como objetivo principal erradicar a influência do ocidente nos países árabes.  Além da Al-Qaeda, existem diversos outros grupos como os Boko Haram, EIIS, o Talibã que vem retomando poder no território afegão nos últimos anos, entre outros grupos. 

3- Crise política e econômica na Venezuela 

A crise econômica e política na Venezuela tem sido tema em diversos debates, especialmente na internet, durante e após as eleições do Brasil. O país vem enfrentando uma grande crise desde 2013, após a morte do presidente da época o ex-militar Hugo Chávez, que chegou ao poder com um discurso populista e foi eleito de forma democrática por quatro anos, entre 1999 e 2013.  

Hugo Chávez liderou um movimento regional denominado de “O novo socialismo”, apoiado por diversos países, inclusive o Brasil, que era abertamente simpatizante por esse modelo. O movimento e o país tiveram grande crescimento com o “boom” do petróleo na Venezuela, onde foi descoberto a maior reserva de petróleo do mundo, o que resultou na entrada do país na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).  

Após a morte de Chavéz, iniciou uma pequena crise política, porque a oposição queria governar o país, enquanto o vice-presidente, Nicolás Maduro, queria assumir o cargo. Com o resultado das eleições, Maduro é eleito pelo povo venezuelano.  

Diferente do governo de Chavéz, que tinha apoio do congresso, o governo de Maduro não contou com esse apoio, após as eleições. 

A Venezuela investiu grande parte da sua economia no petróleo, chegando a ser 96% da renda do país. Com a queda do petróleo a economia venezuelana despescou drasticamente, gerando grandes problemas para a população, como a falta de suprimento (água potável, medicamento e comida), falta de energia, além da crise de inflação e violência.  

Para mais informações sobre o tema, acesse nossa matéria completa. 

4- Crise de Refugiados (Europa) 

A crise dos Refugiados é um tema de atualidades de grande importância para a prova do Enem. Antes de tudo é necessário entender a diferença entre migrante e refugiado, o imigrante é a pessoa que foi embora do seu país de origem por opção, porque se programou e quis aquela mudança, já o refugiado é aquele que está sendo perseguido ou vive um grande conflito em seu país, como o risco de morte.  

Durante a guerra entre a Rússia e Ucrânia, cerca de 3 milhões de pessoas foram forçadas a deixarem o território ucraniano e buscar refúgio em outros países, especialmente na Europa. Desde a Segunda Guerra Mundial, essa é a crise de refugiados que mais cresce na Europa, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).  

5- Revolução verde 

A chamada “Revolução Verde”, foi criada durante uma conferência em Washigton, nos Estados Unidos e refere-se a um programa de inovações e práticas agrícolas, que permitiram aumentar a produtividade por meio de modificação de sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo. 

Essa invenção teve início no século XX, entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países. As suas principais características era a inclusão de altas tecnologias na criação de animais e de produção.  

Uma de suas vantagens é a eficácia na produção agrícola, que teve como consequência o alto da produtividade em lavouras, especialmente na produção de grãos, como soja e o milho. Mas a revolução também traz problemáticas, como a expulsão de pequenos proprietários e trabalhadores dos campos, devido ao aumento dos custos para a sua produção.

COMENTÁRIOS dos leitores