Universal Pictures abre formação para dubladores no Brasil

O curso gratuito e é voltado especialmente para pessoas negras, LGBTQIA+ e indígenas que possuam DRT artístico e queriam seguir carreira na dublagem

por Joice Silva seg, 14/11/2022 - 08:43
Reprodução/Universal Pictures Universal Pictures abre formação para dubladores no Brasil Reprodução/Universal Pictures

A Universal Pictures, em parceria com a UniDub, promoverá um curso gratuito de formação de dubladores. O objetivo do programa é oferecer uma oportunidade para atores de grupos pouco representados no mercado e ampliar o acesso à profissão.

As inscrições para o curso tiveram início na última sexta-feira (11) e as aulas devem ter início entre janeiro e fevereiro de 2023. Totalmente gratuito, o programa é voltado para atores e atrizes negros, LGBTQIA+, indígenas e de outros grupos pouco representados, que já possuam DRT (registro profissional artístico) e queiram trabalhar com dublagem.

“Julgamos importante promover o curso, pois em um país tão diverso como o Brasil, todos os grupos deveriam ter a representatividade que merecem”, afirma Hernán Viviano, VP & Diretor Geral da Universal Pictures Brasil.

E conclui: “A continuidade do projeto que estamos promovendo terá um impacto positivo de médio e longo prazo, já que impulsionam a geração de novos talentos e de forma orgânica teremos melhores escolhas em relação à concordância de voz, raça e gênero, só para mencionar algumas das muitas variáveis que são consideradas na incrível arte da dublagem brasileira".

Para participar da seleção, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e, os talentos selecionados, receberão uma ajuda de custo de transporte e alimentação durante o período da formação.

No ato da inscrição, os candidatos devem enviar dois “samples” de suas vozes em arquivos separados. Um deles sendo “flat” e outro mais interpretado, autorizando a UniDub e a Universal Pictures (e suas respectivas afiliadas, coligadas e contratadas) a utilizarem suas vozes exclusivamente para assuntos relacionados ao curso.

COMENTÁRIOS dos leitores