Aprenda a traçar metas realistas para seus estudos em 2023

A pedagoga Érica Viana divide algumas dicas para os alunos

por Mariana Ramos sex, 16/12/2022 - 12:44
Freepik Uma rotina deve ser feita de forma adequada para realidade do aluno Freepik

O fim de 2022 se aproxima e, junto às festividades de réveillon, também surgem os planos e promessas de mudanças para o ano novo. Para os alunos, é comum pensar nas metas de estudo para tentar organizar seu ano e ter um bom aproveitamento do aprendizado. 

Uma rotina de estudos funcional é essencial para ajudar no aprendizado. Para isso, há muitas fórmulas prontas disponíveis pela internet. Contudo, elas podem mais atrapalhar do que ajudar, é o que afirma a professora e coordenadora pedagógica Érica Viana.

Para a professora, os projetos prontos de estudos não são úteis por não levar em conta a realidade individual de cada aluno. Em sua visão, não existe receita universal. É preciso desenvolver um plano personalizado de estudos, que se adeque ao estudante em seu favor. 

Para ajudar os alunos a elaborarem seu plano de estudos personalizado, Érica Viana dividiu algumas dicas. Primeiramente, quem vai fazer uma rotina de estudos pela primeira vez deve organizar as coisas essenciais: o local de estudo, o tempo estudando e o horário que vai começar a estudar. A professora relembra que o aluno deve organizar seu cronograma de acordo com a agenda escolar e lembrar dos turnos que estará na escola.

Érica também acredita que outras ferramentas podem colaborar para um bom aproveitamento do conteúdo: “Pesquise os APPs, plataformas virtuais, material impresso que vai acessar… A escola dá esse suporte, converse com a equipe de apoio educacional e seus colegas. É importante ter segurança da fonte e da forma desde o início dos estudos, para não perder tempo.”

A coordenadora também aconselha começar os estudos pelos assuntos mais difíceis e deixar os mais simples para depois: “Listar as disciplinas e iniciar pelas que precisam de mais dedicação, de acordo com seu perfil. Não deixar as mais difíceis acumular para o final, lembrar que estará mais cansado e a pressão psicológica com o passar do ano letivo aumenta. Seja generoso com você e organize a seu favor a agenda de estudos.”

“Logo no início, faça os ajustes necessários no seu planejamento, ele não é fixo. Mas também não abuse de mudanças constantes nas escolhas das formas para não perder o foco. Ache seu ideal”, reforça a pedagoga.

E para os estudantes que já tentaram ter uma rotina de estudo, mas tiveram não êxito e querem retomar a prática no próximo ano, o conselho é fazer ajustes. “Não permaneça com o mesmo modelo, não foi favorável. Repense e reformule sua forma de estudar”, diz Érica Viana.

“Para concluir, não pegue modelos prontos de formas de estudar. Se você entrar lá na internet, no YouTube, é o que mais tem. É dizendo como você tem que estudar, estudar pra cursinho, estudar para concurso, estudar para o Enem, estudar pra prova, qualquer teste que seja feito. Então o conselho que eu dou: analise, você já vem de uma vida acadêmica, você já tem um know-how de como você estuda”, destaca Érica.

“É muito importante uma conversa com os colegas, com o professor, com a equipe da escola. Se municie de todo arcabouço para poder lhe favorecer e crie um plano de estudo personalizado. Isso é muito importante. Não há receitas que a gente possa passar uma receita só para todo mundo. Isso é essencial. Faça o seu. Seja generoso com você e organize a seu favor”, aconselha a pedagoga.

Encerrando sua fala, a Érica Viana também faz questão de lembrar que esse é o momento de formular e reformular um planejamento que lhe favoreça, mas deve ser seguido com muito treino e disciplina. “Não há receita pronta, é adequação, método versus estudante”, finaliza.

Para os estudantes que procuram ferramentas de estudos importantes para seguir no foco em 2023, livros, sites, vídeo aulas e aplicativos de educação podem ser muito úteis para fortalecer seus métodos de aprender. Lembre-se sempre de manter um espaço de descanso para sua mente poder espairecer e manter uma rotina saudável para o corpo e a mente.

COMENTÁRIOS dos leitores