Empresa anuncia emprego para mulheres com perfil ‘Panicat'

Exigências de padrão estético em anúncio de trabalho gera polêmica para evento

por Mariana Ramos sex, 24/03/2023 - 17:24
Redes sociais / Reprodução Anúncio de emprego que foi divulgado pela internet Redes sociais / Reprodução

A Kilmes Feiras e Eventos, agência de eventos de Ribeirão Preto, município de São Paulo, entrou em uma polêmica após divulgar uma oportunidade de emprego com mais de 100 vagas e exigências físicas muito específicas. 

O anúncio era para trabalhar em estandes no evento Agrishow, feira de tecnologia agrícola que acontece em São Paulo, nos dias 01 a 05 de maio. A vaga exigia perfis de mulheres e homens acima de 18 anos e que vistam de 36 a 42, no caso das mulheres, e de 36 a 44, no caso dos homens. Segundo o anúncio, o motivo seria o tamanho dos uniformes.

A altura também era um diferencial no anúncio, mulheres deviam ter altura acima de 1,65 centímetros e homens acima de 1,75. No fim da descrição do perfil, a última linha ainda pedia por um estilo ‘de academia, malhada’, que eles chamaram de perfil ‘panicat’.

Os aprovados iriam receber R$ 240 reais por dia, com alimentação já inclusiva, e jornada de 9h30, com um horário de intervalo para o almoço. 

A diretora do Agrishow, Liliane Bortoluci, disse em entrevista à Record que não compactua com tais atitudes. “É triste, né? (...) Restringir altura, tamanho, manequim é ruim. É ruim para quem está contratando, é ruim para empresa que contratou essa empresa para fazer essa triagem”, afirma Liliane.

O anúncio já foi retirado da internet e, em nota ao Globo, o evento comunica que a agência responsável pelo anúncio de emprego, a "Kilmes Feiras e Eventos", já não está mais presente na lista de fornecedores oficiais do Agrishow.

COMENTÁRIOS dos leitores