Ministro garante que Enem 2023 não terá mudanças

Camilo Santana participou de uma sabatina nesta quarta-feira, 2 de agosto

por Elaine Guimarães qua, 02/08/2023 - 13:22
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Prova do Enem Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu, nesta quarta-feira (2), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 não terá mudanças. A afirmação foi dita durante sabatina promovida pelo UOL. Na ocasião, ao ser questionado sobre eventuais modificações na avaliação, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público e programas educacionais, o responsável pela pasta descartou, por ora, essa ação.

De acordo com Camilo Santana, uma reformulação da prova só discutida após a análise dos dados obtidos pela consulta pública sobre o Novo Ensino Médio, que está suspenso. “A partir da consulta, vamos analisar a necessidade de mudança [no exame] ou não”, salientou. O resultado da pesquisa online, segundo o ministro, deve sair no final da próxima semana.

Mudanças anunciadas durante o governo Bolsonaro

Em março de 2022, o então o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, deu detalhes sobre as principais mudanças durante a gestão do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL). Na época, a modificação foi justificada para que a prova estivesse afinada ao novo modelo do ensino médio. 

No documento apresentado pelo secretário mostrava a avaliação com questões discursivas, além dos quesitos de múltipla escolha. De acordo com o secretário, os itens abertos, assim como a redação, representariam, no mínimo, 25% da pontuação da primeira etapa. Já a avaliação de Língua Inglesa seria de forma integrada a outras áreas de conhecimento.

O segundo instrumento, que contaria com os Itinerários Formativos, seria organizado em 4 blocos, divididos em duas partes ou eixos: Investigação Científica e Processos de Intervenção Social. Logo, os estudantes deveriam escolher apenas um bloco de questões para responder de acordo com a graduação escolhida. Confira como seria a divisão por blocos:

Bloco 1: Linguagens e Suas Tecnologias +Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Bloco 2: Matemática e Suas Tecnologias + Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Bloco 3: Matemática e Suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Bloco 4: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias + Ciências  Humanas e Sociais Aplicadas

COMENTÁRIOS dos leitores