Hacktudo promove conferência sobre IA apenas com mulheres

HackConference contará com a presença de 20 especialistas e executivas de empresas como Petrobras, OLX, Meta, Globo.com, Amazon AWS, Fiocruz, Eletrobras e Dataprev para debater o impacto da I.A. na vida profissional, pessoal e em políticas públicas

qui, 19/10/2023 - 15:58
Unsplash . Unsplash

O festival de cultura digital Hacktudo promoverá uma conferência exclusiva, a HackConference, na próxima quinta-feira (26), sobre o tema Inteligência Artificial (I.A.). No evento, participarão apenas de mulheres renomadas no mercado digital e especialistas no assunto. Elas estarão presentes em painéis, talks e palestras e vão analisar, apresentar dados, trocar experiências e ideias, trazendo à tona diferentes cenários e informações.

Dentre as 20 profissionais participantes, destacam-se nomes como Dora Kaufman, especialista em Inteligência Artificial e professora na PUC-SP; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras; Carina Ameijeiras, responsável por Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sênior de Engenharia na OLX; e Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais renomadas.

A HackConferecence será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e o ingresso pode ser adquirido no site do festival Hacktudo 2023.

“Além de ser o assunto mais comentado do momento, a Inteligência Artificial tem aberto um leque de possibilidades com diferentes frentes em temas da sociedade como educação, comunicação, cultura e economia criativa, por exemplo, e é importante termos essa oportunidade de analisar como impacta em nossas vidas, tanto profissional como pessoal”, explica Bruno Parodi, especialista em marketing digital e curador do HackConference.

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (UNC Kenan-Flagler) revela que no futuro, a Inteligência Artificial terá um impacto significativo nas mulheres no mercado de trabalho em comparação aos homens. Aproximadamente 80% das mulheres empregadas nos Estados Unidos, por exemplo, desempenham funções suscetíveis a serem afetadas pela automação via I.A., como o ChatGPT, que possui o potencial de remodelar o cenário profissional, colocando em risco a maioria dos empregos relacionados a áreas administrativas, saúde, educação, formação, biblioteconomia e atendimento ao cliente.

Um recente relatório de pesquisa da McKinsey, que analisou as tendências de mercado de trabalho nos EUA até o final de 2030, também destacou que as mulheres enfrentam quase o dobro de probabilidade de necessitar uma mudança de função em comparação com os homens durante esse período.

COMENTÁRIOS dos leitores