SEE abre mais de 9 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Candidatos podem se inscrever até o dia 13 de novembro

seg, 06/11/2023 - 17:43
Unsplash Candidatos podem se inscrever até o dia 13 de novembro Unsplash

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP), começou a aceitar inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio em todo o Estado. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro e devem ser feitas por meio do site da Secretaria. No total, estão sendo oferecidas 9.975 vagas em 32 cursos de 56 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) nas regiões da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O edital pode ser consultado no site.

Estão aptos a se inscrever os estudantes que irão cursar o 1º ano do ensino médio em 2024. Das vagas disponíveis, 80% serão priorizadas para alunos que concluíram o ensino fundamental - anos finais (do 6º ao 9º ano) em escolas públicas. As provas de seleção incluirão 20 questões, divididas igualmente entre língua portuguesa e matemática.

Os cursos disponíveis abrangem diversas áreas, como Administração, Redes de Computadores, Sistemas de Energia Renovável, Logística, Guia de Turismo, Edificações, Nutrição e Dietética, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Agronegócio, Eventos, Produção de Áudio e Vídeo, RTI (Rádio, TV e Internet), Marketing, Segurança do Trabalho, Design Gráfico, Farmácia, Fruticultura, Comércio Exterior, Teatro, Artes Visuais, Programação de Jogos Digitais, Multimídia, Alimentos, Gastronomia, Publicidade, Mecatrônica, Mecânica, Design de Interiores, Zootecnia, Meio Ambiente e Agropecuária.

Os candidatos, ao se inscreverem, receberão informações sobre locais e horários das provas, que serão realizadas entre 17 de novembro e 1º de dezembro. O resultado geral será divulgado em 12 de dezembro, e as aulas terão início em fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores