UNG é premiada na Semana do Conhecimento

Vencedores são trabalhos nas áreas da Saúde e Direito

por Maria Eduarda Veloso ter, 07/11/2023 - 16:44
Divulgação UNG Universidade Guarulhos Divulgação UNG

A Universidade Guarulhos (UNG) recebeu quatro prêmios na 12ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (Semcitec) de Guarulhos, realizada em outubro deste ano. Em primeiro lugar na categoria de Pesquisa Acadêmica (Ciência, Inovação e Tecnologia) está o trabalho “Reprodutibilidade de respostas psicológicas ao longo das fases de diferentes ciclos menstruais”, de Alex Ferreira e Caroline Oliveira, orientado pelos professores Raul Prado (UNG Centro) e Suhaila Jaser (UNG Itaquaquecetuba). 

A estudante Karilini Ritchelly também conquistou o primeiro lugar, na categoria de pesquisa em "Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania", com o estudo "Sistema de Justiça Criminal, Políticas Públicas do Estado e Gênero: análise crítica das respostas institucionais à violência de gênero no Brasil" -  orientado pelo coordenador e docente do curso de Direito, Guilherme Amaral, que ganhou a medalha de professor destaque; e Fabrício Bau Dalmas, coordenador do Mestrado em Análise Geoambiental da instituição.

Já em segundo lugar, o projeto “Potencial terapêutico das neolignans de Saururus cernuus contra Schistosoma mansoni”, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UNG e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da UNG, Bruna Lemes, sob orientação do professor Josué de Moraes, que também ganhou a medalha de pesquisador destaque.

Por fim, em terceiro, a pesquisa “Explorando novas abordagens no tratamento da toxocariose: teste in vitro de compostos hidrazinoquinolinicos”, da aluna de Medicina Veterinária e Iniciação Científica do NPDN, Paula Lorrany Fernandes. Segundo o diretor da universidade, Marcelo Rosa, os prêmios são motivo de orgulho: “As conquistas são uma indicação do potencial de pesquisa de cada estudante. Parabenizamos todos os nossos alunos que participaram da Semcitec e mostraram as contribuições científicas para a sociedade”, afirma.

COMENTÁRIOS dos leitores