Enem 2023: Saiba o que levar para o segundo dia de provas

Neste domingo, 12, estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e matemática

dom, 12/11/2023 - 09:15
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Estudantes antes de realizar as provas Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Estudantes de todo país prestam o último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (12). A avaliação será composta por questões de matemática e Ciências da Natureza (física, química e biologia), com início às 13h30 e término às 18h30.

Para evitar imprevistos, o candidato precisa estar atento ao que levar para fazer a prova. A lista de objetos obrigatórios foi baseada nas exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o certame.

O que levar?

Inicialmente, é preciso saber os documentos que são necessários para o candidato participar da prova. Nesses casos, a identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digitais, nos respectivos aplicativos oficiais – capturas de tela não serão aceitas.

Confira a lista completa:

O que pode/deve levar?

- Caneta Esferográfica de tinta PRETA e material transparente;

- Documento de identificação físico ou digital (Veja os documentos autorizados pelo Inep clicando aqui);

- Cartão de confirmação de inscrição. Apesar de ser opcional, é aconselhável o candidato estar com o documento em mãos. O cartão é emitido através Página do Participante;

- Declaração de comparecimento, caso precise justificar ausência do trabalho (Clique aqui e saiba como emitir a declaração).

O que é proibido?

- Portar itens fora do envelope porta-objetos, como óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos;

- Estar com bebida alcoólica e usar drogas ilícitas, cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas;

Atenção: Antes de entrar na sala, os alunos recebem um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. O envelope deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.

COMENTÁRIOS dos leitores