SEE-PE abre 18 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

As inscrições estão abertas e seguem até 7 de dezembro

ter, 28/11/2023 - 13:49
Unsplash Pessoa estudando Unsplash

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) abriu, nesta terça-feira (28), as inscrições para cursos técnicos presenciais subsequentes na modalidade presencial e para a Educação a Distância (EaD) semipresencial. Ao todo, a SEE-PE oferta 18.209 vagas em todas as regiões do Estado para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio. Os interessados devem se inscrever, até 7 de dezembro, através do site da pasta.

Podem participar da seletiva quem já concluiu o ensino médio. Já no formato EAD semipresencial, pode se inscrever quem tiver concluído ou cursando, em 2024, o 2º ou 3º ano do ensino médio. O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será realizada no formato remoto, contendo 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa e matemática, com duração de 60 minutos. O candidato pode fazer a prova em qualquer local escolhido, desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição.

De acordo com a SEE-PE, as oportunidades estão distribuídas em: 40 cursos técnicos, sendo 37 para a modalidade subsequente presencial, e 11 para a EaD. Algumas opções disponibilizadas são: Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Recursos Humanos e Tradução e Interpretação de Libras.

Segundo o cronograma da seleção, a divulgação do resultado definitivo está prevista para o dia 21 de dezembro, já o início das aulas será no dia 5 de fevereiro de 2024. Após isso, os candidatos classificados no processo seletivo deverão comparecer ao Polo de Apoio Presencial informado na relação dos classificados para efetuar a matrícula. O prazo para a efetivação, de acordo com o calendário, começa no dia 27 de dezembro e se encerra no dia 5 de janeiro de 2024.

COMENTÁRIOS dos leitores