Banheiros da UFPE são pichados com frases capacitistas

Nas portas e paredes do espaço, há mensagens como: "Ninguém quer autistas psicólogos!", "Autistas nesse curso [psicologia] é ridículo" e "Ninguém quer ser atendido por um autista!"

ter, 19/12/2023 - 10:57
Reprodução/Rede Social X Frase capacitista em banheiro da UFPE Reprodução/Rede Social X

Na última semana, estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram surpreendidos com pixações capacitistas nos banheiros do primeiro e segundo andar do prédio. Nas portas e paredes do espaço, há mensagens como: "Ninguém quer autistas psicólogos!", "Autistas nesse curso [psicologia] é ridículo" e "Ninguém quer ser atendido por um autista!".

Diante do ato discriminatório, o Diretório Acadêmico Castiel Vitorino Brasileiro e o Coletivo de estudantes neurodivergentes da UFPE emitiram, através das redes sociais, uma nota de repúdio. Na publicação, as entidades ressaltam que a "discriminação das pessoas com deficiência, ou seja, o capacitismo, é punida por lei". No texto, as instituições apontam que a pessoa responsável pelas mensagens discriminatórias no banheiro do CFCH "mostra não só seu capacitismo, mas também sua ausência de conhecimento em TEA [transtorno do espectro autista] e na condição de pessoas autistas, enquanto capazes de atuarem como psicólogos ou em qualquer área profissional de seu interesse".

O que diz a UFPE

Por meio nota, publicada na última segunda-feira (18) no story, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) afirma que, ao tomar conhecimento do ocorrido, "acionou todos os setores competentes para imediata atuação". "Foram encaminhadas a pintura e limpeza dos espaços; averiguação de evidências para identificação dos responsáveis e na disponibilização do Núcleo de Acessibilidade (Nace) para atendimento e acolhimento a todos os membros da comunidade", diz trecho do comunicado da instituição.

Confira a nota na íntegra:

COMENTÁRIOS dos leitores