História, requinte e cozinha multicultural
Moqueca de peixe foi inspirada na antiga morada de Gilberto Freyre
Situada em um casarão de mais de 150 anos, a Pousada Quatro Cantos existe há 30 anos e foi a primeira pousada brasileira aprovada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) dentro do Sítio Histórico de Olinda. O imóvel foi adquirido das mãos de um colonizador inglês por Maria das Graças Didier. Todo o projeto de decoração e os quadros magníficos que estão em exposição permanente no local são assinados por Marília Didier, a "filha de Dona Graça", como é conhecida.
Durante uma agradável conversa, ela nos conta sobre as ligações que o local tem com o homenageado da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), Gilberto Freyre. “Ele tinha uma admiração profunda por frutas regionais e adorava conhaque de pitanga. Hoje, só quem sabe preparar essa bebida é o filho dele, Fernando Freyre, pois é uma receita de família”, conta Dona Graça.
O local, inspirado nos cafés da manhã da época de Engenho, oferece uma mesa farta com frutas, sucos, geleias caseiras, cuzcuz, tapioca, bolos.. tudo para agradar o paladar dos hóspedes.
A cozinha da pousada recebe influências do Ocidente ao Oriente e, assim como a cozinha pernambucana, têm influencias múltiplas dos povos europeus, indígenas e africanos que constituem a identidade do povo brasileiro.
O prato escolhido para participar do 5º Circuito Gastronômico da Fliporto, foi nomeado “Moqueca de Peixe a Solar do Carrapicho”, uma homenagem à antiga residência de Gilberto Freyre, localizada na antiga casa do sociólogo, na Estrada do Encanamento, Casa Forte, Recife. O prato, que já fazia parte do menu do restaurante, recebeu toques gastronômicos especiais pelas mãos da chef convidada Sonia Mota, exclusivamente para o evento. E, para acompanhar, sugerimos uma taça de vinho branco.