A viagem ao Oriente chega ao fim
Sétima edição da Fliporto alcançou recorde de público com 80 mil visitantes
"Namastê". E foi assim que a Festa Literária Internaional de Pernambuco, a Fliporto, chegou ao fim na noite desta terça-feira (15), em Olinda. Em clima de muita paz, o cumprimento oriental foi proferido pelo ator João Signorelli após apresentação do seu monólogo teatral "Gandhi - um líder servidor", que comoveu tanto a plateia lotada na tenda principal (que abriu suas portas para o público, sem cobrar o ingresso dos outros dias, ao custo de R$10) quanto a curadoria do evento - "A mensagem de paz transmitida pelo João é a mesma que a Fliporto quer passar - a da paz no mundo. Muito obrigado, de coração", disse o curador da festa literária, Antônio Campos.
Durantes cinco dias, Olinda pode respirar debates consistentes sobre a situação política do Oriente, temas ligados à produção literária e sociológica de Gilberto Freyre e sobre o fazer literário. "A arte nunca será neutra", disse coordenador executivo da Fliporto, Eduardo Côrtes, sobre o forte teor político dos painéis.
Cerca de 15 mil livros foram vendidos na 2ª Feira Literária, com stands montados de editoras e livrarias da cidade (como a Cepe Editora e o Varejão do Estudante), que contribuiram com a movimentação de R$10 milhões na economia da cidade, junto aos setores gastronômicos e hoteleiros.
Sobre o tema da próxima Fiporto, a coordenação afirmou que só será definido em fevereiro do próximo ano, mas adiantou que versará sobre a relação da literatura com outras linguagens artísticas.
FLIPORTO ITINERANTE - Além do sucesso de braços correlatos como a Ecofliporto (que destribuiu cerca de 400 mudas de baobás para os participantes das oficinas realizadas), a FLiporto Criança e Nova Geração ganharam destaque por desenvolveram atividades em praticamente todos os horários, de 11 a 15 de novembro. "A ideia é estender esse trabalho ao longo do ano, para além da festa literária. Pretendemos montar uma biblioteca itinerante, e a Fliporto seria o local por onde escoaria essas atividades", comentou Antônio Nunes, coordenador desses dois projetos.