Morre a "diva dos pés descalços", Cesária Évora

A cantora estava internada desde a última sexta-feira (16) com problemas respiratórios

sab, 17/12/2011 - 12:57 Atualizado em: seg, 19/12/2011 - 08:28
Divulgação/Silvio tanaka Umas das grandes cantoras internacionais, Cesária Évora recebeu o Grammy em 2004 Divulgação/Silvio tanaka

Morreu na manhã deste sábado (17), aos 70 anos, a cantora cabo-verdiana Cesária Évora. “A diva dos pés descalços” estava internada, desde a última sexta-feira (16), com um quadro de insuficiência respiratória e edema pulmonar no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde.

Em setembro deste ano, a cantora sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). Devido aos problemas de saúde, Évora foi obrigada a cancelar um conjunto de concertos e posteriormente anunciou o fim de sua carreira musical.

Histórico - Cesária Évora nasceu no dia 27 de agosto de 1941 e foi uma das cantoras com maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana. Em 2004, foi consagrada ao  receber o prêmio Grammy de melhor álbum de música contemporânea.

Ela havia abandonado definitivamente os palcos há três meses devido a problemas de saúde, e chegou a ser submetida a sérias operações, incluindo uma cirurgia cardíaca em maio de 2010.

Segundo a agência AFP, Évora foi ex-cantora de bares na cidade de Mindelo, na ilha de San Vicente, onde tornou-se subitamente uma celebridade mundial com seu terceiro disco, "Miss Perfumado", em 1992. Embora o sucesso tenha chegado tarde para esta artista, que, na época, já tinha mais de 50 anos, ele nunca parou de crescer.

Confira, abaixo, a música "Saia Travada", executada durante o Concert in Paris, em 2004: