Longa "Besouro" é premiado em Los Angeles

Ficção de Joao Daniel Tikhomiroff é o melhor filme do Pan African Film Festival 2012

por Karolina Pacheco qui, 29/03/2012 - 18:36
Divulgação/Globo Filmes O baiano Ailton Carmo, contra-mestre de capoeira, protagoniza o filme na pele do personagemo Divulgação/Globo Filmes

O Pan African Film Festival, em Los Angeles (EUA), premiou “Besouro” como o melhor filme do festival. A ficção é o primeiro longa-metragem do diretor Joao Daniel Tikhomiroff e tem produção da Mixer. Segundo release veiculado pela organização do festival, a conquista do prêmio se deve às imagens e ao enredo impactantes. O filme estreou no Brasil em 2009, somou público de mais de 600 mil espectadores e rendeu a arrecadação de R$ 3.769 milhoes, tomando para si o sexto lugar no ranking da bilheteria nacional.

Antes disso, o longa já havia sido premiado em outros festivais, tanto nacionais quanto internacionais. No Grande Prêmio Brasileiro de 2010 recebeu a melhor direção de arte, maquiagem e efeitos visuais, e no Festival de Taormina (Itália) o troféu Campus Giuventù Award 2010.

Confira o trailer:

Capoeira – O filme é ambientado durante a década de 20 no Recôncavo Baiano e narra, desde a infância, a história do maior capoeirista de todos os tempos. O menino (interpretado pelo capoeirista na vida real, Ailton Carmo) ganha o apelido de Besouro por sua habilidade em desafiar a lei da gravidade, "voando" a partir de seus golpes de capoeira. Carregado de misticismo, aventura e paixões, a história do filme revela a identidade do povo africano sob a ótica da ficção.

COMENTÁRIOS dos leitores