Luz, câmera e aldeias

Projeto audiovisual "Vídeo nas Aldeias" lança publicação no Cinema da Fundaj, nesta segunda (2)

por Karolina Pacheco seg, 02/04/2012 - 17:39 Atualizado em: seg, 02/04/2012 - 19:49
Divulgação Desde a década de 1980, o projeto fomenta a produção audiovisual índigena. Hoje, atua em mais de 100 aldeias Divulgação

Para apoiar a luta indígena em prol da valorização de sua identidade cultural e social, além do reconhecimento de seu patrimônio territorial, foi criado, em 1986, pelo cineasta e indigenista Vincent Carelli, o projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). Em 2011, a iniciativa completou 25 anos e, para comemorar, será lançado o livro-vídeo Vídeo nas Aldeias - 25 anos, em versão bilíngue, na noite desta segunda-feira (2), às 19h30, no Cinema da Fundação, seguida da exibição de Bicicletas de Nhanderú e conversa com realizadores.

O projeto se constitui como a mais relevante relação entre audiovisual e povos indígenas no País. Além de já ter documentado 37 etnias - entre estas Xavante, Panará e Guarani-Mbya - e realizado oficinas em 107 aldeias, os filmes produzidos já possuem reconhecimento dentro e fora do Brasil, sobretudo no que diz respeito às premiações. O próprio Carreli, fundador do VNA, atestou o sucesso da atividade ao tomar para Corumbiarra o título de Melhor Filme no Festival de Gramado 2009.

É justamente esta história de luta e (re)conhecimento que os dois DVDs e as 260 páginas do livro pretendem louvar. Por meio de ensaios críticos, fotografias e depoimentos, o trabalho faz um levantamento dos 25 anos do projeto Vídeo nas Aldeias e conta com a participação de indigenistas e estudiosos, além das próprias experiências relatadas pelos realizadores das produções.

Eis o resultado de uma das experiências. Bicicletas de Nhaderú é “uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul”, como sugere a sinopse. Confira o trailer:

 

A publicação Vídeo nas Aldeias - 25 anos pode ser adquirida durante o lançamento, ao preço promocional de R$ 100. A partir de amanhã, o livro-vídeo custa R$ 170 e pode ser adquirido no site e lojas da Livraria Cultura (Rua Madre de Deus - Bairro do Recife), no site do projeto e em loja virtual.

Serviço

Lançamento - Vídeo nas Aldeias 25 anos | Exibição de Bicicletas de Nhanderú

Segunda-feira, 2
de abril, às 19h30

Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609, Derby)

Fones: 81 3073-6689 | 6712 e 6651


COMENTÁRIOS dos leitores