Pernambuco Nação Cultural chega ao sertão do Moxotó

Festival acontece pela primeira vez na região e terá Arcoverde e Sertânia como cidades-polo

por Felipe Mendes sab, 07/04/2012 - 13:05
Divulgação Lirinha é uma das atrações do Pernambuco Nação Cultural e toca em Arcoverde, sua cidade natal Divulgação

O Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura estadual e pela Fundarpe, promove sua segunda edição deste ano no sertão do Moxotó. É a primeira vez que o Nação Cultural acontece na região, e as atividades serão espalhadas por sete municípios: Arcoverde, Sertânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Betânia e Manari.

Arcoverde e Sertânia funcionam como cidades-polo e concentram as apresentações musicais, responsáveis por agregar um contingente maior de público. Entre as atrações desta edição estão Mundo Livre S/A, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Lirinha, Original Olinda Style e Tonino Arcoverde. Neste ano, todas as edições do Festival homenageiam Luiz Gonzaga, que faria 100 anos em 2012 se estivesse vivo.

O Pernambuco Nação Cultural também contempla várias outras áreas artísticas, a exemplo de literatura, teatro e fotografia, além de atividades de formação cultural e encontro de mestres da cultura popular. Durante a programação, acontece o 1º Encontro de Escritores em Sertânia, cidade que também recebe uma performance do ator Glauber Amaral, natural de Sertânia e hoje integrante do Teatro Oficina, de José Celso Martinez.



Em Betânia, o foco é o Encontro das Manifestações dos Povos Tradicionais e Comunidades Rurais, que acontece na sexta-feira (13). Paralelamente, acontece uma mostra de artesanato e fotografia. O Pernambuco Nação Cultural é como uma caravana que visita todas as regiões do Estado e se propõe a descentralizar a atuação cultural do Governo do Estado e impulsionar o desenvolvimento de diferentes aspectos culturais de Pernambuco.

Confira a programação completa na página da Fundarpe.

 

COMENTÁRIOS dos leitores