Intimidade do Rio São Francisco exposta em fotos

Exposição “Velho Chico – o Rio”, de Adriano Gambarini, é resultado do livro homônimo

por Felipe Mendes qua, 23/05/2012 - 11:31
Reprodução / Capa do livro Fotos de Adriano Gambarini do Rio São Francisco e ribeirinhos viraram livro e exposição Reprodução / Capa do livro

O fotógrafo Adriano Gambarini, da revista National Geographic, realizou um mergulho na vida ribeirinha de um dos maiores rios brasileiros, o São Francisco. Os registros fotográficos exibem registros de uma realidade social e econômica ainda desamparada e de uma vida simples dos habitantes dos povoados ao redor dos leitos do rio.

O São Francisco foi um vetor fundamental no desenvolvimento do Brasil, guiando a descoberta e ocupação do interior do país por séculos. Hoje, surge como esperança para o problema da seca de vários Estados com a transposição. O livro “Velho Chico – Rio” e a exposição homônima são resultado de 20 anos de trabalho de Gambarini e fruto de uma paixão do fotógrafo pelo rio que data da década de oitenta.

São ao todo 20 fotos que desvendam um pouco da vivência dos ribeirinhos e das paisagens do Rio São Francisco. A mostra está atulamente na Livraria Cultura, onde fica até o dia 5 de junho. A partir do dia 7, as fotos estarão no Restaurante Beijupirá, em Olinda. A edição do livro é da Editora Cultura Sub, com apoio da CHESF.

Serviço

Velho Chico - o Rio

Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n Recife Antigo) 

Até 5 de Junho

Informações: 81 2102 4033

Restaurante Beijupirá (Avenida Saldanha Marinho, s/n Olinda)

De 7 de Junho a 5 de Julho

Informações: 81 34396691

COMENTÁRIOS dos leitores