O Tapete Voador e suas histórias

Grupo realizou contação de histórias neste domingo (15) na Praça da Palavra

por Felipe Mendes dom, 15/07/2012 - 21:04

Mais do que diversão, as histórias infantis carregam conhecimento e lições para pessoas em formação. Explorando o aspecto lúdico, os contadores de histórias conseguem prender a atenção dos pequenos e iniciá-los no mundo da literatura antes mesmo de aprenderem a ler. É com essa proposta que o grupo O Tapete Voador realizou neste domingo (15), na Praça da Palavra do Festival de Inverno de Garanhuns, duas apresentações de contação de histórias.

As contadoras Roma Júlia e Mila Puntel trouzeram ao FIG histórias do Brasil e do Oriente, fruto de uma pesquisa que inclui várias outras localidades do mundo, como a África. "Fazemos uma pesquisa de quais são as histórias contadas em vários lugares do mundo", explica Roma, complementando: "Fazemos um trabalho em que a criança constrói conhecimento a partir das histórias". Mila ressalta que "A contação de histórias é um tipo de literatura oral. E as crianças são muito exigentes, se não gostarem vão embora, e a história tem que fazer sentido mesmo que seja algo totalmente irreal".

As duas explicam que é necessário atrair os adultos também para esse universo, já que eles são os responsáveis por inserir as crianças no mundo das histórias e da literatura. Algumas das brincadeiras que elas fazem durante a apresentação são direcionadas aos pais e mães, e as duas comemoram o grande número de professores que vieram apreciar as histórias Lendas e Mitos do Brasil e Contos Orientais.

COMENTÁRIOS dos leitores