Experimentação e romantismo no Guadalajara

Siba, Lira e Jorge Vercillo esquentaram noite de domingo do FIG

por Felipe Mendes seg, 16/07/2012 - 10:06

Quem foi ao Palco Guadalajara neste domingo (15) pôde ouvir um pouco do que há de contemporâneo na produção musical brasileira. A programação do 22º Festival de Inverno de Garanhuns contou com shows de Siba, Lira e Jorge Vercillo. De estilos diferentes, os cantores e compositores conquistaram o público presente, em mais uma noite sem chuva em Garanhuns.



Siba trouxe seu trabalho mais recente, Avante!, em que dá uma guinada e retoma a guitarra - seu  primeiro instrumento - para construir uma sonoridade universal e até pop. "O agreste é a região da minha família, então tocar aqui é um pouco como estar em casa, estar no meu lugar", disse o músico ao LeiaJá. Siba contou com uma ótima receptividade do público, e procurou apresentar seu novo trabalho para as pessoas que não o ouviram ainda. "Pra vocês que ainda não me conhecem, meu nome é Siba e eu não desisti ainda", afirmou no palco, durante sua apresentação. Apesar da roupagem mais moderna, que conta com efeitos, o compositor explica que sua experiência como mestre de maracatu na Zona da Mata Norte de Pernambuco ainda é essencial em sua música: "Avante! é um trabalho baseado em rima e a música é um veíuculo para a rima", resume.



Outro cantor e compositor pernambucano que está trilhando novos caminhos é Lira, que começou a carreira no grupo  Cordel do Fogo Encantado. Seu novo trabalho conta até com Theremim, instrumento eletrônico de sonoridade peculiar, além de guitarra, conferindo uma roupagem mais pop e experimental à sua música. Lira foi muito aplaudido durante toda a presentação, e fez um show vigoroso e performático, que teve como surpresa final uma participação especial do seu filho. O cantor revela que o Festival de Inverno de Garanhuns tem um significado especial: "Vim de Arcoverde para assistir muitos show aqui em Garanhuns com meus amigos e isso foi muito importante pra mim na construção da música do Cordel", explica, falando da realização de ter tocado no festival com sua banda anterior e agora trazer seu trabalho solo ao Palco Guadalajara.



Para encerrar o primeiro fim de semana do FIG 2012, o cantor e compositor Jorge Vercillo subiu ao palco em meio a muito barulho feito pelo público, que gritava e aplaudia a cada gesto e canção executados por ele. Vercillo contou durante toda a sua apresentação com o que chamou de "coral mais afinado do Brasil": o público que enchia a esplanada Guadalajara cantando suas músicas com ele. "Viajamos 15 horas para estar aqui. A voz sente um pouco o cansaço, mas valeu a pena", disse o músico no palco. Com uma produção impecável e hits radiofônicos, o cantor fez um show com muito romantismo, aproveitado por muitos casais apaixonados que assistiram abraçados e cantando junto. Vercillo mostrou que domina o palco e que sua sonoridade mesclando refinamento com apelo popular realmente deu certo.  

COMENTÁRIOS dos leitores