2012: Em Tempos de Fim de Mundo

Trata-se de exposição no Espaço de Moda e Design do FIG, assinada pela estilista Lucyana Azevedo

por Maira Baracho sex, 20/07/2012 - 08:59

No Espaço de Moda e Design, exposições se destacam. Entre elas,  a 2012: Em Tempos de Fim de Mundo.  Trata-se de um encontro bem sucedido entre a moda e as artes visuais. As peças criadas pela estilista Lucyana Azevedo abusam da ideia de sustentabilidade, reutilização e criatividade e ganham corpo com as instalações feitas por Raoni Assis.

Uma das curiosidades da exposição está em duas das quatro peças expostas, nas quais foram usados morangos como pigmento para tingir os tecidos “Esse tecido é feito por uma tecelagem paranaense, que reutiliza os casulos de seda descartados por outra, para fazer suas criações”, explicou a estilista em conversa com o LeiaJá.

Lucyana revelou que as escolhas sustentáveis são fruto de um processo pessoal “Quando fui pensar a coleção, que originalmente tem 18 peças, eu estava fazendo um trabalho com um grupo de tecelagem, voltado para sustentabilidade, então, resolvi usar materiais de baixo impacto ambiental.

A parceria com o artista plástico Raoni Assis veio a partir desse pensamento “Ela veio com a proposta de usar esses materiais, esses tecidos, e eu fiz a relação disso com o fim do mundo” revela Raoni. A partir dessa junção, cada roupa exposta ganhou um corpo “Ela tinha quatro peças e eu fiz os quatro cavaleiros do apocalipse”, explica.

COMENTÁRIOS dos leitores