Festival de Inverno se despede de Garanhuns

Últimas noite de shows da Guadalajara teve jorge Ben jor e Lulu Santos

por Felipe Mendes dom, 22/07/2012 - 00:07





Após dez dias intensos de shows, oficinas, exposições, intervenções artísticas, mesas redondas, debates, feiras e diversas outras atividades, o 22º Festival de Inverno de Garanhuns chegou ao fim. A Praça Guadalajara ficou lotada para se despedir do FIG e abrigou apresentações de Andrea Amorim, Edgard Scandurra, Jorge Ben Jor, Lulu Santos e Buguinha Dub, em parceria com a banda N'Zambi.

Após Andrea Amorim, que é de Garanhuns e já se apresentou outras vezes no FIG, o guitarrista Edgard Scandurra fez um show enérgico, com músicas de várias fases da sua carreira. De sucessos da banda Ira!, da qual fez parte muitos anos, a músicas do seu projeto de música eletrônica, Scandurra comemora o fato de poder trazer pela primeira vez seu projeto solo ao Festival de Inverno de Garanhuns, depois de ter se apresentado na cidade várias vezes com outros projetos. "O FIG já faz parte do calendário cultural do Brasil", afirmou o músico, que terminou o show com a canção Mudança de comportamento, do famoso refrão "Eu morreria por você". Contagiando o público, que pediu biz no fim da apresentação, Scandurra resumiu: "A música cumpriu sua missão de aquecer os corações e os corpos".

A próxima atração da noite foi Jorge Ben Jor. Referência obrigatória da música brasileira, o cantor e compositor fez dezenas de milhares de pessoas presentes no Guadalajara balançar ao som de sua batida característica e músicas já definitivamente inseridas no imáginário popular do brasileiro, como A banda do Zé Pretinho, Santa Clara, Mas que Nada e Ive Brussel e País Tropical. 

Apesar do palco da Guadalajara ser bem grande, Ben Jor optou por tocar com os integrantes de sua banda bem próximos. O entrosamento e a comunicação entre os músicos ficou evidente e tornou o show mais redondo. Talvez por ter que fazer um show mais curto que o habitual por se tratar de um festival, o Jorge Ben Jor fez um show corrido, emendando várias músicas e se comunicando pouco com o público. Mesmo assim agitou as pessoas que tomavam completamente a Esplanada Guadalajara.

Continuando a programação, foi a vez de Lulu Santos fazer uma apresentação recheada de hits. O cantor começou seu show emendando as canções Toda Forma de Amor, Um Certo alguém e Último Romântico, que foram cantadas com vontade pela multidão presente na Esplanada Guadalajara. Um dos momentos marcantes da apresentação de Lulu foi quando ele solou na guitarra a melodia de Asa Branca, uma das músicas mais definitivas de Luiz Gonzaga. O solo serviu de introdução para Tudo azul, que faz referência a Gonzagão nos versos: "Eu nunca fui o Rei do Baião / não sei fazer chover no sertão". Lulu ainda cantou Como é grande meu amor por você, de Roberto Carlos, e deixou o público cantar sozinho. E o público participou intensamente de todo o show cantando e gritando animadamente.

O último show do Palco Guadalajara do 22º Festival de Inverno de Garanhuns foi a parceria da banda de reggae N'Zambi com Buguinha. "Estou produzindo o disco novo na N'Zambi e surgiu isso de fazermos shows juntos", explica Buguinha. A apresentação contou com efeitos feitos na hora pelo produtor e com uma explicação sobre o que é o Dub, estilo musical cheio de efeitos parente do reggae. O produtor ainda avisa que o Brasil é uma referência mundial neste tipo de música. Assim foi encerrada a série de shows do 22º Festival de Inverno de Garanhuns, deixando a vontade de mais. Que venha o próximo ano.

COMENTÁRIOS dos leitores