2ª temporada de 'Sargento Getúlio' estreia sexta (3) na BA

Espetáculo adapta pela primeira vez para o teatro livro do escritor João Ubaldo Ribeiro

por Felipe Mendes qui, 02/08/2012 - 00:00
Divulgação Adaptação do livro de João Ubaldo Ribeiro traz o ator Carlos Betão no papel de Getúlio Divulgação

Sargento Getúlio foi a segunda obra publicada pelo escritor nascido em Itaparica, na Bahia, e já conta com um filme homônimo. Obra do autor João Ubaldo Ribeiro, o enredo traz um Sargento que tem a tarefa de levar um prisioneiro de Paulo Afonso, na Bahia, até Aracaju, capital de Sergipe. A história é narrada pelo personagem principal e preserva aspectos da linguagem nordestina, do sertão e do agreste, sendo marcada pela crueldade de Getúlio.

O espetáculo teatral estreou sua primeira temporada em agosto de 2011 e recebeu quatro indicações ao 2º Prêmio Braskem de Teatro, vencendo as categorias de melhor espetáculo e melhor ator. Adaptado e dirigido por Gil Vicente Tavares, afilhado de João Ubaldo Ribeiro, e com atuação de Carlos Betão, que tem 30 anos de palco, Sargento Getúlio já foi encenada em Fortaleza (CE). A segunda temporada começa nesta final de semana (3, 4 e 5), com apresentações na Sala do Couro do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).

O ator Carlos Betão afirma que esse é o seu primeiro monólogo e garante que o público irá encontrar algo diferente da “imagem comum do nordestino”. O ator começou a carreira na cidade de Itabuna, onde nasceu, ao lado de importantes figuras no teatro, como Mário Gusmão. Segundo o ator, “Mário me deu a régua e compasso para o teatro”.

Fazer Sargento Getúlio na versão teatral também não foi fácil, devido às características do personagem. Mas, para Betão, esses aspectos foram os mais importantes por retirar o artista da zona de conforto. “É importante que o público tenha contato com uma peça como essa”, afirmou o ator.

Além de Gil Vicente e Carlos Betão, a equipe é composta por Ivan Bastos (trilha sonora), Eduardo Tubela (luz), Fernanda Bezerra (produção) e Mel Borba (corpo). Ao final da temporada, o grupo irá se apresentar no Festival de Teatro de Porto Alegre e tem planos de levar a peça para Sergipe, Pernambuco e Ceará.

Sargento Getúlio no cinema - Na versão cinematográfica, o roteiro foi escrito por João Ubaldo Ribeiro, Hermanno Penna e Flávio Porto. Estiveram frente às câmeras por 85 minutos atores como Lima Duarte (no papel de Getúlio), Flávio Porto e Amaro Oliveira. O filme participou de cinco festivais, ganhando como melhor ator (Lima Duarte), melhor filme no Festival de Havanna de 1983, em Cuba, e o Troféu da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), em 1984.

*Por Diogo de Oliveira

Confira chamada da peça:

COMENTÁRIOS dos leitores