Morre mestre da flauta Altamiro Carrilho

Músico faleceu na manhã desta quarta (15), aos 87 anos

por Felipe Mendes qua, 15/08/2012 - 12:08
FÁBIO MOTTA/AGÊNCIA ESTADO/AE

O virtuoso flautista brasieiro Altamiro Carrilho morreu na manhã desta quarta, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Carrilho já havia sido internado e diagnosticado com neoplasia pulmonar, um tipo de câncer no pulmão. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do artista, considerado um dos melhores instrumentistas da história da música brasileira.

Carrilho lançou seu primeiro disco, A bordo do Vera Cruz, em 1949, iniciando uma carreira que contou com mais de 100 discos gravados. Flautista virtuoso, Carrilho é um dos maiores representantes do choro, estilo musical tipicamente brasileiro. Acompanhou diversos cantores, do porte de Orlando Silva e Moreira da Silva, e participou do Regional do Canhoto, antes de formar seu próprio grupo, Altamiro Carrilho e Sua Bandinha, na década de 1950. Ainda teve um programa na TV Tupi.

Em quase sete décadas de carreira, Altamiro Carrilho conquistou um lugar único como instrumentista e é considerado por muitos como o maior flautista da história da música brasileira. Interpretava com perfeição técnica músicas eruditas e populares e se apresentou em mais de quarenta países levando a musicalidade brasileira para vários lugares do mundo. Gravou com praticamente todos os grandes ícones da MPB, de Cartola a Elizeth Cardoso, passando por Chico Buarque e Elis Regin, entre muitos outros.

COMENTÁRIOS dos leitores