Jornalista mergulha nas peculiaridades de Joaquim Nabuco

Fabiana Moraes lança "Nabuco em pretos e brancos" nesta quarta-feira (29), na Livraria Cultura

por Marina Suassuna qua, 29/08/2012 - 12:00
Reprodução/Capa Obra conta histórias de negros com prestígio social e brancos pobres Reprodução/Capa

Nabuco em pretos e brancos é o título da obra escrita pela jornalista Fabiana Moraes, que ganha lançamento nesta quarta-feira (29), às 19h, na Livraria Cultura. Fruto de reportagem especial sobre o centenário de Joaquim Nabuco realizada em 2010 para o Jornal do Commercio, a publicação traz conteúdo dos cadernos Quase Brancos, quase negros e Um pé no salão, outro na senzala, vencedores dos prêmios Embratel e Cristina Tavares.

No livro, Fabiana propõe um olhar diferenciado sobre o abolicionista, abordando a questão do preconceito e do racismo no Brasil de maneira complexa dentro do contexto social em que negros e brancos são tratados em nosso país. Além dos textos da reportagem, Fabiana traz, em 150  páginas, novidades como o projeto gráfico, cartas de Nabuco e artigos escritos por especialistas.

Nesta quinta-feira (30), a jornalista participa de debate às 14h na Fundaj de Casa Forte, onde discute o tema de sua obra com o historiador Humberto França e os pesquisadores Marc Jay Hoffnagel e Sylvia Couceiro.



Nabuco em pretos e brancos é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Jornal do Commercio e será vendido a R$ 35.



Serviço



Lançamento Nabuco em pretos e brancos de Fabiana Moraes



Quarta-feira (29), 19h



Livraria Cultura -Paço Alfândega (Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife)



Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores