Salve Jorge estreia nesta segunda (22)

Trama de Gloria Perez que substitui Avenida Brasil se dividie entre o Oriente e o Ocidente

por Marina Suassuna seg, 22/10/2012 - 11:52
Divulgação/TV Globo Nanda Costa e Rodrigo Lombardi interpretam Morena e Théo, casal protagonista do folhetim Divulgação/TV Globo

Depois de todo o Brasil descobrir quem matou Max, chegou a vez dos telespectadores conferirem a partir desta segunda-feira (22), Salve Jorge, nova novela das 21h que substitui Avenida Brasil. A trama é de Gloria Perez e explora a cultura de outro país, marca da autora, que comandou recordes de audiência com O Clone, América e Caminho das Índias.



Desta vez, é a Turquia que ganha destaque. O país é considerado a terra do santo guerreiro, São Jorge, que segundo a lenda, teria nascido na antiga Capadócia. A dança típica do país e alguns bordões do vocabulário turco estão entre os aspectos explorados da cultura euro-asiática.



Salve Jorge também aborda um assunto pouco explorado pela teledramaturgia brasileira, o tráfico de mulheres. No folhetim, Cláudia Raia interpreta Lívia, responsável, no Brasil, por uma rede que agencia mulheres em todo o mundo. Essas mulheres saem do país iludidas com a possibilidade de conseguir empregos de balconistas e garçonetes no exterior, mas acabam obrigadas a se tornar dançarinas em casas noturnas na Turquia. Entre elas está Jéssica (Carolina Dieckman). Para manter as jovens encarceradas, Lívia conta com a ajuda de Wanda (Totia Meirelles) e Irina (Vera Fischer), que gerencia as casas noturnas para onde as mulheres são enviadas.



No núcleo principal, Rodrigo Lombardi e Nanda Costa vivem Théo e Morena, o mocinho e a mocinha. Ele, cavaleiro do exército, ela, jovem que se ilude com a vida melhor no exterior. A mãe de Morena, Lucimar (Dira Paes) é faxineira da delegada Heloísa (Giovana Antonelli), que acompanha o trabalho das profissionais mulheres que atuam na área policial. Ela atua ao lado da policial Joyce (Thammy Miranda), que sofre com transtorno de gênero pelas características físicas masculinas. Na trama, a personagem não tem sexo definido. Cléo Pires, Antônio Calmon, Letícia Spiller, Caco Ciocler, Stênio Gracia e Nívea Maria também estão no elenco.















 







COMENTÁRIOS dos leitores