Abertura do Virtuosi lota Convento de São Francisco

Quarteto Radamés Gnatalli tocou Villa-Lobos e Piazzolla

por Felipe Mendes seg, 10/12/2012 - 08:48

Mais importante festival de música clássica do Nordeste, o Virtuosi chega a sua décima quinta edição demonstrando fôlego. A Igreja do Convento de São Francisco ficou lotada no fim da tarde desse domingo (9) para o primeiro dia de concertos do festival. A partir da próxima terça (11), o Virtuosi segue sua programação ocupando diferentes teatros no Recife, além de realizar apresentações em João e Pessoa e em Belém (PA).

O Quarteto Radamés Gnatalli foi o responsável pela abertura da série de concertos. Formado por Carla Rincon (violino), e Andréia Carizzi (violino), Fernando Thebaldi (viola) e Hugo Pìlger (cello), o quarteto executou dois programas: um dedicado à obra do brasileiro Heitor Villa-Lobos e outro tocando obras do argentino Astor Piazzolla.

O Quarteto Radamés Gnatalli tem intimidade com a música de Villa-Lobos. Eles lançaram um disco com a obra completa do compositor para a formação, com 17 peças para quarteto de cordas, alguns dos quais executaram nesse domingo (9). O grupo gravou ainda os discos Quatro estações cariocas, que homenageia estações de trem do Rio de Janeiro, e Prelúdio 21, com obras de compositores contemporâneos. “Em 2013 temos dois novos álbuns vindo por aí, vamos ter novidades e quem sabe viremos ao Virtuosi de novo”, anuncia o violista Fernando Thebalçdi. As composições de Piazzolla, em especial La Muerte del Angel, última do programa, agradaram a plateia, que aplaudiu de pé.

“Sempre fazemos questão de que seja o melhor”, afirma o maestro Rafael Garcia, diretor artístico do Virtuosi. Ele chama atenção para a vinda do acordeonista Toninho Ferragutti, que realiza concerto em homenagem a Luiz Gonzaga, que faria cem anos em 2012 e é o homenageado do festival. “Nosso maior desafio é sempre captar recursos. Apesar de termos quinze anos, é sempre um começar de novo, mas quando a gente consegue vencer isso, passamos ao plano do que para nós é o mais importante: o plano artístico”, explica a coordenadora do Virtuosi, a pianista Ana Lúcia Altino.

O XV Virtuosi segue até o próximo domingo (16) com concertos nos Teatros de Santa Isabel e Eva Herz, no Recife. Na quinta (13), o festival prepara uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A entrada para todos os concertos é gratuita.

COMENTÁRIOS dos leitores